Header Ads

"Documentários: América" em destaque no TV Cine 2


Apesar de ser o país mais documentado, comentado e analisado do mundo, afinal o que conhecemos dos Estados Unidos? É precisamente a essa pergunta que os Documentários: América vão tentar responder...

Documentários: América começa com Política à Venda: O Dinheiro Fala? (2016), de Alexandra Pelosi, a 17 de janeiro, terça-feira, às 22h. A realizadora é a filha mais nova de Nancy Pelosi, a poderosa líder dos Democratas na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Talvez assim se explique o fácil acesso aos mais influentes e ricos financiadores das campanhas eleitorais na América, quer do lado republicano quer democrata. Alexandra Pelosi entrevistou dezenas de doadores, todos milionários ou multimilionários, mas poucos admitiram claramente que o objetivo da contribuição era o de terem poder político. Muitos disseram que o faziam porque era a coisa acertada a fazer, outros para garantirem que se telefonassem ao Presidente a meio da madrugada ele atenderia a chamada e outros ainda porque ‘era divertido’. 

Segue-se Vestidos à Medida (2016), de Jason Benjamin, com produção de Lena Dunham e Jenni Konner (as mesmas da série Girls). O documentário leva-nos até à Bindle & Keep, um serviço de alfaiate de Brooklyn, em Nova Iorque, especializado na comunidade transgender e naqueles que não se reveem no estereotipo masculino/feminino ou não encontram no mercado o corte perfeito para o seu corpo. Há fatos para todas as medidas, há fatos que não servem para todos e há fatos que só servem a uma pessoa. Em Vestidos à Medida seguimos histórias únicas, como o homem transgénero que procura um fato para o seu casamento, uma taxista de Nova Iorque que não encontra roupa na qual se sinta confortável para o seu aniversário, um estudante de Direito que não consegue escolher a roupa perfeita para as entrevistas de emprego ou ainda um jovem rapaz de 12 anos, transgénero, em preparação para o Bar Mitzvah.

A programação especial dedicada à América termina com Divisão de Classe (2016), de Marc Levin. Existe uma avenida em Nova Iorque, na interseção da West 26th Street e a 10th Avenue, que separa não apenas os dois lados da rua, mas sobretudo duas realidades completamente distintas e até opostas. Num dos lados está Avenues: The World School, uma escola privada de elite com uma propina anual de mais de 40 mil dólares. Do outro lado está um bairro onde, diz um dos seus habitantes, não devem existir nem cinco pessoas com esse rendimento. Se os alunos dizem que o conceito da escola é brilhante, como se estivessem a entrar numa nave espacial, uma menina do bairro pobre diz que odeia dinheiro, que não tem muitas vezes o que precisa, mas que tem as pessoas que ama. 

Documentários: América, de 17 a 31 de janeiro, às terças-feiras, sempre às 22h, no TV Cine 2.