Header Ads

Ministério da Cultura apoia filmes internacionais rodadas em Portugal



O Governo português vai passar a ter um papel mais significativo no apoio a produções cinematográficas internacionais. O Ministério da Cultura vai aumentar o crédito fiscal a filmes que sejam rodados em território nacional, com o objectivo de promover internacionalmente a "marca" Portugal.

De acordo com o Público, o decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros, revela que os apoios podem chegar a “deduções do valor correspondente a 20% no montante das despesas elegíveis”. 

Ainda assim, essa percentagem “pode ser ainda majorada em 25%, caso as despesas sejam realizadas em territórios do interior e prevejam remunerações para actores e técnicos portadores de deficiência, e até 25% no caso de obras com versão original em língua portuguesa e de obras com especial relevância cultural ou cuja produção tenha um impacto muito significativo na cinematografia nacional”.

Para se candidatarem a este benefício, as obras deverão ser "de iniciativa estrangeira realizadas com produtores nacionais, ou produtor executivo nacional”, mas também co-produções nacionais e internacionais “com despesas elegíveis superiores a um milhão de euros". Os limites dos incentivos serão de quatro milhões de euros por obra.