Header Ads

"Aniki Bóbó" de Manoel Oliveira este sábado à noite na RTP1


No próximo sábado, dia 10 de dezembro, a RTP1 exibe o filme português Aniki Bóbó a partir das 23h55. A película de Manoel Oliveira é exibida no fim-de-semana em que se assinalam 108 anos desde o nascimento do realizador.

Aniki Bóbó passa-se nos bairros ribeirinhos do Porto, onde os miúdos pobres se divertem e brincam como podem, geralmente, aos "polícias e ladrões", outras vezes mergulham nas águas do Douro. A escola decorre sem grandes sobressaltos, entre as reguadas bem aplicadas e tabuadas mal assimiladas. Carlitos é um dos garotos mais aventureiros e Teresinha a miúda mais bonita, que Carlitos adora.

 Ela "namora" uma boneca que está na montra de uma loja que, para os miúdos, é uma espécie de gruta do Ali Babá, propriedade de um homem gentil e dedicado, com alma de poeta. Um dia, Carlitos num gesto de amor, rouba a boneca para dar a Teresinha e vai descobrir que o Mundo não está feito à dimensão dos sonhos.

Manoel de Oliveira foi um cineasta português, que nasceu a 11 de dezembro de 1908 no Porto. Faleceu a 2 de abril de 2015 e era, à data da sua morte, o mais velho realizador do mundo em actividade e o mais velho de sempre com a mais longa carreira da história do cinema.