Header Ads

"O Cinema de Edgar Pêra" no TV Cine 2



O mês de dezembro vai começar com um especial dedicado a Edgar Pêra, considerado por muitos como o mais vanguardista e original dos realizadores portugueses. São quatro filmes de Edgar Pêra, desde a primeira longa-metragem A Janela até ao mais recente Virados do Avesso

A programação especial inicia-se às 18h25, com A Janela (Maryalva Mix). Trata-se de uma rábula burlesca, à antiga portuguesa, mas recheada de efeitos que fazem lembrar a Nouvelle Vague de Jean-Luc Godard. O cenário é o típico do bairro da Bica, em Lisboa e o famoso ascensor, que percorre todos os dias, colina acima colina abaixo, a Rua da Bica de Duarte Belo. Há bairrismo e há tradição, com efeitos quase psicadélicos, e há sete personagens principais, o António (desempenhado por seis atores diferentes) e as suas seis amantes (todas interpretadas por Lúcia Sigalho). 

Segue-se às 20h10, O Barão (2011), baseado num conto de Branquinho da Fonseca. O filme é um remake do original feito em Portugal, na década de 1940 por uma equipa americana, em pleno Estado Novo, que fez questão de abafar e impedir que o trabalho visse a luz do dia. Edgar Pêra pegou nas bobines descobertas e fez este O Barão. Esta é a história de um barão tirânico (Nuno Melo) que vive numa aldeia perdida no norte de Portugal e que aterroriza as populações com o seu carácter sobrenatural.

Já às 22h, chega o documentário Lisbon Revisited (2014), uma viagem por Lisboa e pelas memórias de Fernando Pessoa. Através de textos dos heterónimos de Pessoa e de uma das cartas de Ofélia Queirós, Edgar Pêra recria o universo de Pessoa em 3D, numa viagem interior e intimista pelo grande poeta português do século XX.

O especial  termina às 23h15, com Virados do Avesso (2014). E se um dia João (Diogo Morgado), um escritor de sucesso, gay e que vive com o namorado Carlos (Jorge Corrula), acordasse sem se lembrar que gosta de homens? Pois esse dia chegou. João não acredita que ao seu lado na cama esteja um homem nu que diz ser seu namorado, logo a ele, que se crê um engatatão de mulheres de primeira apanha. Virados do Avesso conta ainda com Nicolau Breyner, Nuno Melo, Diana Monteiro, Rui Unas, Bárbara Guimarães e Anselmo Ralph. 

Especial O Cinema de Edgar Pêra, a 1 de dezembro, quinta-feira, a partir das 18h25, no TV Cine 2.