Header Ads

Ílhavo celebra cultura com concertos, teatro e visitas guiadas gratuitos

 
O Município de Ílhavo apresenta, no dia 12 de novembro, um novo projeto cultural que se autointitula como "policêntrico e multidisciplinar". Ao longo do dia, serão vários os momentos que marcarão esta apresentação, incluindo concertos, teatro e visitas guiadas.

O projeto que será apresentado contempla os quatro edifícios culturais – Centro Cultural de Ílhavo, Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, Teatro da Vista Alegre e Centro Sociocultural da Costa Nova – e engloba também os grandes eventos do município.

"Pretende-se criar um novo papel para estas estruturas e traçar uma nova rota nacional e internacional para a cultura no concelho. A apresentação do projecto é feita através de um programa aberto a todos que engloba cinco momentos distintos que passam pela arquitetura, pelo teatro e pela música", refere a organização, em comunicado enviado à imprensa.

Às 11h00 serão abertos os espaços do roteiro “Olhar por dentro”, que se focará na arquitetura dos edifícios culturais, cujas construções vão desde a época industrial à contemporânea. Pelas 14h00, esta visita guiada repete-se, tendo como objetivo dar a conhecer "os traços, as motivações e influências dos arquitectos que pensaram estes espaços, a sua contextualização no município, os seus segredos e o potencial de cada um nesta nova fase da cultura no concelho de Ílhavo".

Às 16 horas, o Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro irá apresentar um concerto com dois quartetos de saxofone, no Teatro da Vista Alegre. Este espetáculo marca a nova parceria entre o projeto cultural de Ílhavo e a Universidade de Aveiro.

No Centro Sociocultural da Costa Nova, António Bastos e a You Band serão responsáveis por um momento dedicado à música eletrónica, a partir das 18h00. A organização promete "jazz, tecnologia e música clássica, um cocktail de luxo que promete embriagar o público de emoções, num dos lugares mais admiráveis da região".

Depois das 21 horas, será apresentada a peça "A Constituição” de Mickaël de Oliveira, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. Neste espetáculo, quatro jovens, novos heróis da sociedade, tentam reescrever o documento mais importante do Estado da forma mais moderna de sempre.

A noite termina ao ar livre, a partir das 23 horas, no Centro Cultural de Ílhavo, com a atuação dos Deolinda. Aquela que é uma das bandas mais conhecidas do público português fecha este que é "o dia da mudança no concelho de Ílhavo".

Todo o programa é gratuito, mas os espetáculos em sala fechada requerem a reserva de lugar.

Os bilhetes estão disponíveis nos Centros Culturais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, via telefone ou através do endereço eletrónico centrocultural.bilhe@cm-ilhavo.pt e são limitados à lotação das salas.