Top Ad unit 728 × 90

Cinema em Doses Curtas #14 | Nenhum Nome


Nesta edição do Cinema em Doses Curtas, recuperamos um filme português, de 2010, realizado por Gonçalo Waddington. O filme é produzido pela Take It Easy e conta com a participação de Carla Maciel e João Pedro Vaz.

Nenhum Nome conta-nos a história de um homem que, ao sofrer um acidente de autómovel, é internado no hospital. A enfermeira que o assiste, uma mulher grávida de seis meses, cria uma relação forte com o homem, à partida, impessoal.

Veja o filme na íntegra:



Cinema em Doses Curtas #14 | Nenhum Nome

Sem diálogos, a curta-metragem conta-nos tudo através das imagens – com destaque para a realização de Waddington e a fantástica direção de fotografia de Carlos Lopes – e, também, pela intensidade da representação de cada um dos atores, sobretudo no caso de Carla Maciel. Mais do que uma simples história, Nenhum Nome acaba por servir como uma reflexão à vida humana e às relações, mais ou menos pessoais, que as circunstâncias da vida nos apresentam.

O título do filme – Nenhum Nome – não poderia fazer mais sentido, uma vez que nunca nos é referido o nome de nenhuma personagem ou local onde se passa a ação. Diz a sinopse: “Depois de um grave acidente de automóvel em que a mulher, grávida de seis meses, morre, X, de 35 anos, é internado numa unidade de cuidados intensivos. K, uma enfermeira de 30 anos, acompanha a reabilitação de X. K também está grávida de seis meses”. 

Acaba por ser esta relação, tão íntima e forte para a personagem interpretada por Carla Maciel, que marca a narrativa da história. Uma relação que é, aparentemente tão impessoal, mas que rapidamente se torna em algo especial. Uma história bem conseguida – poética, até – que resulta do argumento de Marco Martins e Gonçalo Waddington.

O filme ganhou vários prémios e menções honrosas, tendo sido projetado em festivais nacionais e internacionais. IndieLisboa, Las Palmas International Film Festival (Espanha), Avanca’ 10 (avança), o festival itenerante Curtas em Flagrante! e o ShortCutz (Lisboa e Porto) são alguns dos exemplos.

Cinema em Doses Curtas - Edição 14
Por André Pereira

Cinema em Doses Curtas #14 | Nenhum Nome Reviewed by André Pereira on 20:00:00 Rating: 5

Sem comentários:

All Rights Reserved by Fantastic - Mais do que Televisão © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Fantastic. Com tecnologia do Blogger.