Header Ads

Segunda Opinião | Câmara Exclusiva


O novo Câmara Exclusiva chegou à TVI no dia 15 de outubro, sábado. O nome manteve-se e duas das apresentadoras também, mas tudo o resto mudou. Novo formato, novo grafismo, três apresentadoras e rubricas inéditas. Na verdade, aquilo que vimos foi, mais do que uma remodelação, um programa completamente diferente do anterior.

Mónica Jardim e Marta Andrino são as caras que transitam da temporada anterior. A primeira apresentou a versão semanal que passou nas manhãs de domingo na TVI generalista e a segunda foi responsável pelo formato diário na TVI Ficção. Agora, as duas apresentadoras receberam um reforço na equipa e a estas juntou-se a estreante Pimpinha Jardim, que se mostrou ainda um pouco nervosa nesta primeira emissão.

A ideia de ter um trio de apresentadoras terá como objetivo, provavelmente, trazer alguma dinâmica ao Câmara Exclusiva, mas parece que o formato é curto demais para tantas caras. Tal como acontece com o Fama Show, da SIC, aqui as apresentadoras limitam-se a ler um teleponto, com uma ou duas frases destinadas a cada uma. Seria preferível concentrar a condução do programa numa só cara, dando-lhe mais espaço, margem de progressão e até mesmo coerência - neste caso, Marta Andrino seria a escolha mais indicada.

Nesta nova versão do Câmara Exclusiva, também o cenário virtual fica de parte e o programa passa a ser gravado em exteriores, nas ruas de Lisboa – um facto que pouco o nada veio acrescentar ao programa. O grafismo que agora passa durante a emissão, aproxima-se mais de formatos como Juntos Fazemos a Festa ou Você na TV, com os tons brancos e rosa a dar lugar aos vermelhos e laranjas. Esta mudança na linha gráfica veio desvirtuar ainda mais a ideia que os espetadores poderiam ter do programa, até porque o tempo de antena dedicado às reportagens de bastidores passou a ser bastante inferior.

No que toca a novas rubricas, surgem novidades como No Carro com Alice Alves, Os Desafios de Marta, A Pimpinha Manda ou O Repórter Infiltrado. No primeiro caso, a repórter trocou as conversas de rua pelo volante de um automóvel. No Carro com Alice Alves é uma das nova rubricas do programa em que Alice recebe no seu carro uma cara da TVI para cantar e conversar consigo.

O conceito seria engraçado, não fosse esta rubrica uma simples versão do americano Carpool Karaoke, com um aspeto negativo – o facto de a repórter não ter o carisma suficiente para tal. Embora seja inegável o talento de Alice Alves para a comunicação, esta rubrica não é, de forma alguma, a sua praia. A apresentadora tem espaço para crescer, mas o formato de entrevista a que está habituada fará mais sentido. Também A Pimpinha Manda revelou-se um espaço sem graça, tentando seguir uma outra rubrica que a americana Ellen apresenta no seu programa, embora neste caso aproxime-se, até, do ridículo.

O Câmara Exclusiva pretende inovar as tardes da estação da TVI e fazer frente ao Alta Definição da SIC mas, para que isso aconteça, é necessário definir um percurso para o formato. Apresentar uma série de rubricas pouco inovadoras, que nada têm a ver com o que até agora era mostrado, poderá não fazer muito sentido. Para que resulte, basta recuar um pouco e aproximar-se dos moldes que apresentava anteriormente.

Este sempre foi um dos formatos da TVI com maior potencial, sendo pouco valorizado e aproveitado. Marta Cardoso, Marta Andrino, Isabel Silva, Alice Alves ou Mónica Jardim são algumas das caras que fazem sentido no programa. Talvez seja preciso apostar mais nas reportagens de bastidores, em eventos sociais e até num formato de maior duração. Para já, este é apenas um formato engraçado, com apresentadoras competentes, mas que pouco acrescenta ao que vemos na televisão portuguesa.
Segunda Opinião - Edição 67
Por André Pereira
Uma rubrica em parceria com o Diário da TV