Top Ad unit 728 × 90

Últimas

recent

RTP2 estreia série portuguesa sobre a Reforma Agrária



A RTP2 estreia, nos dias 27 de outubro e 3 de novembro, uma série documental de dois episódios, sobre a Reforma Agrária em Portugal. Um trabalho da autoria da jornalista Margarida Metello, que poderá ver pelas 22h55.

O formato centra-se nas memórias daqueles que viveram de perto este processo, que ocorreu entre o 25 de abril de 1974 e o 25 de novembro de 1975. Com produção de Frederico Wiborg, Reforma Agrária conta com imagem de Paulo Aleixo, edição de Mário Simões e pós-produção áudio de Rui Soares. 

Leia, de seguida, a sinopse deste projeto, da responsabilidade da RTP:
Uma reforma agrária implica sempre a transferência da terra de pelo menos uma classe social para outra ou outras. Em Portugal, no ano de 1975 praticamente todo o Alentejo e as grandes propriedades do Ribatejo mudaram de mãos: mais de um 1 milhão e 200 mil hectares de terra foram ocupados por trabalhadores rurais e mais tarde expropriados ou nacionalizados.Apesar das proporções que atingiu, a reforma agrária portuguesa não foi dirigida pelo Estado central, não resultou de uma ação programada. Foi um processo fruto da iniciativa dos agentes, grupos sociais e políticos mais ativos em cada herdade ou freguesia, que contaram com o apoio cúmplice de um poder volátil e a passividade impotente dos proprietários. Para uns foi "a maior conquista da revolução", para outros "um roubo" promovido pelo próprio Estado. Mais de 40 anos depois do 25 de abril, a Reforma Agrária continua a dividir os portugueses que a viveram dos dois lados da barricada: trabalhadores e proprietários.


RTP2 estreia série portuguesa sobre a Reforma Agrária Reviewed by Fantastic on 09:00:00 Rating: 5

Sem comentários:

All Rights Reserved by Fantastic - Mais do que Televisão © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de Contacto

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fantastic. Com tecnologia do Blogger.