Header Ads

"DocLisboa 2016" traz 259 documentários às salas da capital


Começou no dia 20 de outubro a 14ª edição do Festival Internacional de Cinema DocLisboa. Até dia 30, domingo, o evento exibe mais de duas centenas de documentários, divididos por vários secções.

"Riscos", "Verdes Anos", "Heart Beat" e "Da Terra à Lua" são as secções deste festival, sendo que a última é uma das grandes novidades deste ano. Também um novo prémio, várias retrospetivas e uma nova edição do fórum internacional para financiamento de documentários são alguns dos destaques do DocLisboa.

O novo prémio do festival foi criado em parceria com a Fundação José Saramago e com a livraria Lello, tendo como objetivo premiar o melhor filme maioritariamente falado em língua portuguesa, um galardão transversal a todas as competições.

Correspondências, de Rita Azevedo Gomes, é um dos destaques da competição internacional, enquanto na competição portuguesa poderá assistir a 12 filmes tais como Ama-San, de Cláudia Varejão, Cruzeiro Seixas - As Cartas do rei Artur, de Cláudia Rita Oliveira ou O espectador espantado, de Edgar Pêra.

O DocLisboa decorre no Cinema São Jorge, na Culturgest, Cinemateca, nos museus Calouste Gulbenkian e Oriente, contando ainda com festas diárias no Palácio do Príncipe Real. Termina no dia 30 com a estreia de Nos interstícios da realidade, de João Monteiro, sobre o realizador português António de Macedo.

O programa completo e os detalhes dos vários filmes em exibição podem ser consultados em http://www.doclisboa.org/programa