Header Ads

Cinema em Doses Curtas # 11 | 2 Minutos


Na décima primeira edição do Cinema em Doses Curtas, o Fantastic apresenta o filme 2 Minutos, de Afonso Pimentel. 

Com cerca três minutos de duração, a curta-metragem junta, pela primeira vez, Alexandra Lencastre e Beatriz Batarda. O resultado: um diálogo intenso e apaixonante.

Veja a curta-metragem na íntegra:


Cinema em Doses Curtas # 11 | 2 Minutos

2 Minutos surge a partir de um convite feito pela Academia Francesa de Cinema, que convidou os vencedores do Prémio Sophia, do Oscar, do BAFTA, do Cesar e de outros prémios de trinta Academias de todo o mundo. O projeto, chamado "Les Nuits en Or", propunha os vários realizadores a apresentar uma curta sobre o tema "A Noite". Afonso Pimentel representou Portugal, como guionista, realizador, diretor de fotografia e editor do filme exibido em França.

Nesta pequena história, o destaque vai para a intensidade dramática conseguida com a interpretação das duas atrizes portugueses. A história acompanhar a separação de duas mulheres e amantes, que se encontram num jardim, à noite. O desejo que nutrem uma pela outra, realçado nas palavras da personagem de Alexandra Lencastre, tornam as palavras bastante visual e resultam num diálogo envolvente.

Aqueles que estão habituados a ver Alexandra Lencastre em telenovelas portuguesas poderão ficar surpreendidos com a interpretação da atriz neste filme. Que é uma das melhores artistas nacionais da sua geração, disso ninguém duvida. Mas a intensidade dramática, tanto no guião como na interpretação de Alexandra, tornam esta pequena personagem, uma das maiores que a atriz interpretou nos últimos anos.

Beatriz Batarda não lhe fica atrás e volta a confirmar que, apesar de ter uma carreira menos mediática em televisão, é também um dos grandes nomes da representação em Portugal. Representando um lado mais contido deste casal, a atriz consegue passar-nos o sofrimento, a mágoa e o desejo da sua personagem simplesmente através do olhar – um dos factos mais importantes em cinema.

Tecnicamente, 2 Minutos é competente, com uma realização que acompanha o próprio ritmo e tom da história, uma fotografia simples e uma montagem bem conseguida - embora a iluminação não seja perfeita, sendo percetível pequenas falhas de raccord entre planos. Ainda assim, a curta-metragem de Afonso Pimentel cativa os espetadores e faz-nos entrar no mundo envolvente daquelas duas mulheres durante pouco mais de dois minutos. E era apenas isso que elas nos pediam, que lhes déssemos dois minutos da nossa atenção.

Cinema em Doses Curtas - 10ª Edição
Por André Pereira

Sem comentários