Header Ads

"A Rapariga Dinamarquesa" estreia sexta-feira em televisão


O filme A Rapariga Dinamarquesa, de Tom Hooper, estreia esta sexta-feira, dia 7 de outubro, no canal TV Cine 1, pelas 21h30. Esta é a história de Einar/Lili (Eddie Redmayne), inspirada em factos reais, sobre uma das primeiras mulheres transgénero, na Dinamarca dos anos 1920 .

Einar Wegener e Gerda Wegener eram um casal de pintores como tantos outros, muito apaixonados e cúmplices, a viver em Copenhaga na década de 1920 . Um dia uma das modelos femininas de Gerda falta à sessão e ela pede ao marido que pose para ela com meias de seda e um vestido.

A transformação nos gestos e na postura parece ser automática, como se uma mulher, Lili, sempre tivesse estado dentro do corpo de Einar, à procura de uma oportunidade para sobressair e ganhar destaque. 

Deste episódio nasce a história que mudou para sempre a vida deste casal, da cirurgia plástica e da psiquiatria e, sobretudo, dos direitos das pessoas transgénero. Einar nunca mais largou a personalidade de Lili, uma mulher que começou a existir, primeiro, apenas na sua mente, mas que rapidamente quis tomar conta do seu corpo.