Header Ads

"Big Brother" chegou há 16 anos a Portugal


Foi a 3 de setembro de 2000 que a TVI fez história na televisão portuguesa. Há precisamente 15 anos,  chegou a Portugal a 'Geração BB', que viria a conquistar definitivamente a nossa televisão. Foi nessa noite que Teresa Guilherme conduziu a primeira gala do Big Brother 1. Recorde alguns dos melhores momentos desta grande aventura.

“Começa hoje o Big Brother. Chegou o grande momento! Nos últimos meses este programa tem sido o principal assunto das conversas nos empregos, nos cafés, na casa de milhões de portugueses. Muito se tem dito, discutido e inventado sobre o programa que vai marcar para sempre a história da televisão em Portugal! E também no mundo… A partir de agora não haverá espaço para mais especulações, a imaginação vai dar lugar aos factos. Bem-vindos ao Big Brother. Bem-vindos à novela da vida real”. Foi desta forma que Teresa Guilherme introduziu a primeira gala.


 
Marta Cardoso, recordou estas primeiras emoções no seu blogue Zoom In. "As primeiras horas, depois da porta fechada atrás de nós, estão simultaneamente muito presentes e ausentes na minha memória. Uns falavam que se desunhavam, outros mal abriam a boca; uns pareciam viver ali há muito tempo, outros demonstravam algum desconforto e necessidade de adaptação; mas todos pareciam concordar que a casa era muito bonita e simpática", escreveu a agora apresentadora da TVI.

"A euforia de absorver muita coisa em pouco tempo era evidente no grupo, de nos conhecermos, de nos instalarmos e começarmos uma nova vida. Mas para jovens, cuja média de idades rondava os 24 anos, foi fácil e rápido. Excepto para a Susana, uma loirinha muito bonita e sorridente que depressa captou a atenção masculina da casa", continuou.


O primeiro Big Brother realizado em Portugal teve início a 3 de Setembro de 2000 e terminou 120 dias depois, a 31 de Dezembro de 2000. O vencedor do reality show foi Zé Maria. Segundo os dados da Marktest e Gfk, esta foi, até hoje, a final de um reality show mais vista de sempre na televisão portuguesa. A gala conseguiu 23.9% de audiência e 76.7% de share.

O programa foi objeto de amplo debate sociológico na sociedade portuguesa. Teve quatro edições com anónimos e mais três com famosos. Desde então, a SIC e a TVI continuaram a apostar em reality shows, à semelhança de outros países. Quinta das Celebridades, Casa dos Segredos, O Bar da TV, Acorrentados ou A Bela e o Mestre são apenas alguns desses exemplos.

 

Dezasseis anos depois, a TVI prepara-se para estrear uma nova edição da Casa dos Segredos. O programa estreia a 11 de setembro de 2016, naquela que é a sua sexta temporada. Recorde-se que ao longo dos últimos 16 anos, Teresa Guilherme foi responsável pela condução de vários reality-shows da TVI, como é o caso de Big Brother, Big Brother Vip, Casa dos Segredos, A Quinta ou Love on Top.