Header Ads

Filmes portugueses em competição no "Festival de Cinema de Locarno"

A partir de 3 de agosto, realiza-se a 69ª edição do Festival de Cinema de Locarno. O evento, que decorre na Suíça, conta com 14 filmes portugueses, estando seis deles em competição. 

As longas-metragens O Ornitólogo, de João Pedro Rodrigues, e Correspondências, de Rita Azevedo Gomes, são os destaques portugueses da edição deste ano, pois irão competir pelo prémio Leopardo de Ouro. 

O Ornitólogo é uma ficção e conta a história de um investigador cuja vida sofrerá uma mudança durante um trabalho de campo numa floresta. Correspondências é uma interpretação das cartas escritas entre Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen durante o exílio, desde os anos 1950 aos 1970. 

Estilhaços, de José Miguel Ribeiro, Setembro, de Leonor Noivo, À noite fazem-se amigos, de Rita Barbosa, e Um campo de aviação, de Joana Pimenta, estarão em competição na categoria de curtas-metragens.

Enquanto isso, existem outros filmes que marcarão presença, embora não estejam em competição.  Longe, de José Oliveira, A brief history of princess X, de Gabriel Abrantes, O Corcunda,  Ben Rivers, e O cinema de Manoel de Oliveira e eu, de João Botelho. 

Para além dos nove filmes portugueses já referidos, o Festival contará ainda com mais co-produções portuguesas, totalizando 14 obras produzidas ou co-produzidas por portugueses.