Top Ad unit 728 × 90

Cinema em Doses Curtas # 8 | Um Rapaz Chamado Jaime


Um Rapaz Chamado Jaime é a sugestão que o Fantastic apresenta esta semana no Cinema em Doses Curtas. Este filme realizado por André Marques conta a história de um rapaz que sofre de maus tratos pelas mãos do seu pai.

Este filme é escrito pelo próprio realizador e conta com três atores no elenco. Henrique de Carvalho, Pedro Ó Parente e Sérgio Mendes são os três nomes que dão vida às personagens do filme.

Veja a curta-metragem na íntegra:



Cinema em Doses Curtas # 8 | Um Rapaz Chamado Jaime

No elenco de Um Rapaz Chamado Jaime, o destaque vai para Henrique de Carvalho, protagonista do filme e que, no papel de Jaime, venceu um prémio de Melhor Ator na 1ª edição do FICI – Festival Internacional de Cinema Independente, em 2015. Um troféu merecido, dada a interpretação intensa que o jovem ator consegue nesta curta-metragem.

O neto de Ruy de Carvalho vive a pele de um jovem rapaz que está preso na ilusão de que os maus tratos sofridos pelas mãos do seu pai são banais, até ao momento em que se apercebe que os abusos não irão terminar em breve. Para abandonar aquela infeliz rotina, acaba por fazer o impensável e é então que a trama muda substancialmente.

Tecnicamente, Um Rapaz Chamado Jaime cumpre o seu objetivo e a direção de iluminação, a cargo de Teresa O. Sousa é um dos aspetos mais positivos desta curta-metragem, com claro destaque para as cenas intensas de maus tratos.

A história de Um Rapaz Chamado Jaime parte de uma boa premissa, embora alguns pontos do guião sejam explorados de forma exagerada, uma vez que entramos nas ações mais dramáticas depressa demais. Uma vez vez que falta alguma dimensão à construção das personagens, as relações entre elas tornam-se um pouco superficiais e as ações tornam-se rápidas e injustificadas. Precisávamos de mais algum tempo para criarmos um ligação com o Jaime e para percebemos qual a relação deste com as outras personagens.

O plot twist, no final, é inesperado e acaba por ser um dos aspetos mais positivos. O filme que também é montado por André Marques destaca-se sobretudo pela sua simplicidade visual e a realização consegue mostrar a dor que Jaime sente ao longo da história. Este facto acaba por criar um impacto dramático que nos leva a ser envolvidos por esta relação simultânea de amor e ódio.

Cinema em Doses Curtas - Edição 8
Por André Pereira
Cinema em Doses Curtas # 8 | Um Rapaz Chamado Jaime Reviewed by André Pereira on 19:30:00 Rating: 5

Sem comentários:

All Rights Reserved by Fantastic - Mais do que Televisão © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Fantastic. Com tecnologia do Blogger.