Header Ads

RTP1 exibe "Videovigilância", um telefilme da Academia RTP


Este sábado, ao final da noite, a RTP1 transmite o telefilme Videovigilânciam a partir das 2h35. A produção portuguesa é realizada por Francisco Ferreira e que conta com autoria de  Carlos de Simas Soto e Nuno Miguel de Melo Machado.

Na história, Álvaro e Jaime, dois amigos de infância na casa dos vinte anos, partilham uma visão particularmente crítica sobre o funcionamento da sociedade, em toda a sua dimensão. 

Passando grande parte do dia como funcionários de um videoclube, de forma a obterem algum rendimento financeiro e contornarem a dificuldade que sentem em entrar no jogo das carreiras profissionais e dos "status" - recusa que é para eles um comprometimento pessoal - as duas personagens principais vão traçando um diário de subúrbio.

Ao mesmo tempo que compreendem o despropósito da existência de um videoclube, numa altura em que a proliferação da internet facilita o acesso aos conteúdos que lá se disponibilizam, as duas personagens principais dedicam-se a um negócio paralelo de venda de erva, usando o estabelecimento como fachada. 

O processo passa-se sem o conhecimento do dono do videoclube, um indivíduo no final da meia-idade com um total desinteresse por cinema.