Header Ads

"Documentários: Homens que Mudaram o Mundo" no TV Cine 2


Em julho e agosto, os documentários do TV Cine 2 serão dedicados a seis homens que mudaram o mundo. Bill Gates, Mark Zuckerberg, Steve Jobs, Ingvar Kamprad (o senhor Ikea), Philip Knight (o senhor Nike) e Richard Branson são os grandes protagonistas deste especial. 

Atualmente, Bill Gates é o homem mais rico do mundo. Mas para chegar ao topo, teve de lutar pelos seus objetivos.  Bill Gates: A História de um Magnata, de Stéphane Malterre será exibido a 12 de julho, às 22h. A produção narra a história do jovem Bill, que aos 20 anos se propôs a fazer uma fortuna a partir de software de computador, para desespero dos seus pais. A aposta era muito arriscada mas Gates venceu e tornou-se o primeiro fornecedor de software em todo o planeta quando o mercado de computadores pessoais invadiu as nossas vidas. 

A 19 de julho é a vez de conhecermos a história do criador do Facebook, uma das redes sociais mais poderosas do mundo. Mark Zuckerberg: A Face Por Detrás do Facebook, de Lauren Klein revela a história do génio de computadores, que cresceu em Nova Iorque, estudou em Harvard e dominou o mundo a partir de Silicon Valley. 
A 26 de julho, Steve Jobs: Como Ele Mudou o Mundo, de Bertrand Deveaud, Antoine Robin e Lauren Klein mostra o dom deste mago da comunicação, capaz de apresentar qualquer produto da Apple como a nova revolução da humanidade. 

Longe do mundo tecnológico, Ingvar Kamprad, o senhor Ikea aplicou um modelo na decoração de mobiliário, apostando no lema FSE (Functional, Shape and Easy to produce). Hoje o Ikea, com mais de 250 lojas em todo o mundo é sinónimo de móveis acessíveis, fáceis de produzir, transportar e montar. A 2 de agosto, Ingvar Kamprad: O Homem Que Mobilou o Mundo, de Elisa Jadot conta a história deste homem discreto, mas muito talentoso.

E se Ingvar Kamprad ajudou a mobilar o planeta, Phil Knight mudou a forma como o mundo pratica desporto. Após uma viagem ao Japão, na qual descobriu uns ténis baratos, começou a trabalhou num protótipo semelhante e deu origem à famosa marca Nike. Philip Knight: O Homem Que Faz Correr o Mundo, de Lionel Poussery será exibido a 9 de agosto.
A programação documental encerra a 16 de agosto com Richard Branson: O Rei da Virgin, de Roman Bolzinger. Branson é um dos homens mais ricos do Reino Unido e apostou sempre no inconformismo e na excentricidade para obter publicidade gratuita em todo o mundo para os seus produtos.

Documentários: Homens que Mudaram o Mundo, para ver sempre às terças-feiras às 22h, no TV Cine 2, a partir de 12 de julho.