Header Ads

"Confirmação" estreia nos canais TV Cine e Séries


O filme, de Rick Famuyiwa, segue as audiências a Clarence Thomas, candidato nomeado por George H. Bush depois da procuradora Anita Hill o ter acusado de assédio sexual, em 1992. Uma história para refletir sobre os meandros das nomeações de cargos civis na América. 

Em 1991, Clarence Thomas foi nomeado pelo Presidente Bush (pai) para integrar o Supremo Tribunal de Justiça dos Estados Unidos da América, com o intuito de suceder ao também afro-americano Thurgood Marshall. Seguindo os preceitos americanos, iniciou-se o processo tradicional de audições públicas. 
Tudo parecia estar a correr bem até ao dia em que procuradora Anita Hill, que tinha trabalhado com Clarence no passado o acusa de assédio sexual, conduta imprópria e conversas desviantes. 

Com estas revelações, o escândalo inevitavelmente rebenta. Ainda assim, apesar das acusações Clarence Thomas foi confirmado pelo Senado como Juiz do Supremo Tribunal de Justiça dos Estados Unidos. Embora os intentos da procuradora não tenham sido alcançados, o caso Thomas/Hill mudou para sempre a história dos cargos civis na América. Muitas mulheres e homens seguiram o exemplo de coragem de Anita Hill e revelaram publicamente condutas impróprias no local de trabalho. 

Confirmação estreia nos Canais TV Cine & Séries, a 31 de julho, sábado, às 21h30, no TVCine 1.