Header Ads

Filme português "John From" premiado em Madrid


O filme John From, realizado por João Nicolau, foi duplamente premiado no FilMadrid - Festival Internacional de Cine de Madrid, que decorreu na semana passada, em Espanha. A longa-metragem foi eleita melhor filme pelo júri oficial e pelo júri jovem.

John From é a segunda longa-metragem do realizador e tem como temas principais a adolescência, a partir da história de uma rapariga que, nas férias de verão, entre o tédio dos dias em casa e a vida de bairro com os amigos, se apaixona por um vizinho, fotógrafo e bastante mais velho.

O FilMadrid descreveu John From como uma "alternativa adolescente aos contos de Éric Rohmer", que "navega num oceano de realismo mágico" e que revela influências da obra de Agnès Varda, como se lê na página oficial do festival.

Além de John From, que competia na secção oficial, o FilMadrid atribuiu ainda o prémio de melhor filme na secção "Vanguardias" ao filme experimental Noite sem distância, do realizador espanhol Lois Patiño, no contexto "Projeto Camous", produzido pelo Curtas Vila do Conde.