Header Ads

Duplo Clique | "A Culpa Não é do Ronaldo"



A Culpa é do Ronaldo, é este o novo programa dito “humorístico” que a RTP vai transmitir no horário de late night até ao próximo dia 10 de julho. Diz a produção, na sinopse, que o “nome é a antecipação da voz do povo quanto ao resultado da Seleção: tudo depende de Cristiano Ronaldo. Se Portugal não for campeão, a culpa é do Ronaldo!” Onde está a piada? Fora das quatro linhas. 

A nova aposta é tudo menos interessante e revela-se incapaz de atrair espetadores não-adeptos de futebol para aquele horário. A ideia é ser um programa de humor, mas o humor falha desde o primeiro minuto. Não por culpa do apresentador, Pedro Fernandes, que conduz o programa com o seu estilo e presença sempre divertidos – os conteúdos é que não funcionam, a duração do programa também não imprime ritmo ao alinhamento e nem as rábulas de humor dos Eurocéticos Joana Marques e Daniel Leitão provocam gargalhadas.

Porque é que a culpa é do Ronaldo? O tom da afirmação é obviamente de brincadeira, e até lança uma leve crítica à instabilidade emocional e consequente falta de racionalidade dos adeptos portugueses no que toca à apreciação dos resultados da Seleção. Afinal, como escreveu e bem Diogo Faro na página do Facebook Sensivelmente Idiota, antes do primeiro apito todo o país grita “Levantai hoje de novo o esplendor de Portugal e que venham de lá com a vitória!”… para depois, no caso de Portugal perder, cada um dizer que “Já estava à espera. Aliás, desde que vi a convocatória que já nem liguei nada porque já sabia que ia ser só um vexame para o país”. 

Verdade seja dita: em matéria de nacionalismo futebolístico, de paixão pelo desporto-rei e de amor à camisola das quinas, as emoções ficam ao rubro. Nas festas dos arraiais, nas esplanadas e nos estádios com ecrãs gigantes para ver os jogos do Euro. Dificilmente no programa da RTP. Em estúdio – ou melhor, num cenário exterior montado numa zona de restauração no Parque das Nações, coberto de relva sintética e com bancadas –, Pedro Fernandes conta com as prestações de José Nunes e dos comentadores Rui Miguel Tovar e João Nuno Coelho, “que trarão as memórias e a perspetiva histórica da competição no passado”. Acontece que a sua presença televisiva é tímida, em linha com a monotonia das conversas entre o apresentador e os convidados de cada programa.
 

A Culpa é Ronaldo parte do pressuposto de que Portugal consegue ganhar a competição do Euro2016 que decorre em França. A mensagem é de convicção nos resultados positivos e de confiança na equipa liderada pelo selecionador Fernando Santos. É um programa português de apoio à Seleção Nacional. Tanto que se Portugal acabar por não conseguir manter-se no Euro, o elo de ligação emocional ao programa esboroa-se e provavelmente as audiências cairão a pique.

Com mais ou menos golos na baliza, a RTP tem no terreno uma grande missão mediática e multimédia de cobertura do Euro2016, prova de como é apanágio do canal do Estado cobrir as grandes competições desportivas, unindo as comunidades portuguesas pelo mundo e o país em torno de valores comuns. Se a culpa é ou não do Ronaldo, cada adepto tira as suas conclusões. Numa coisa os portugueses estão todos de acordo: Portugal tem de ganhar o Euro2016, haja o que houver!

A Culpa é do Ronaldo, para ver até 10 de julho, ao final da noite, na RTP. 

Duplo Clique - 79ª Edição
Uma crónica de André Rosa