Header Ads

RTP1 estreia documentário sobre Amadeo de Souza Cardozo


Amadeo de Souza Cardozo: O Último Segredo da Arte Moderna estreia esta quarta-feira, às 21h00, na RTP1. Este é um documentário inédito que traça o percurso do pintor português, realizado pelo luso-francês Christophe Fonseca e emitido pela RTP1 em estreia mundial

Considerado como um dos artistas mais talentosos da sua geração, íntimo de Modigliani, Brancusi e do casal Sonia e Robert Delaunay, Amadeo de Souza Cardoso expôs em Berlim, Paris e na Armory Show, em Nova Iorque, ao lado dos maiores do seu tempo: Braque, Picasso, Duchamp, Matisse, Kandinsky e Léger, sempre recusando qualquer etiqueta. Ele conhece em vida um grande sucesso da crítica, mas a sua morte precoce mergulhou-o no esquecimento durante mais de 50 anos.

Este documentário foi realizado no âmbito da exposição que o Grand Palais, em Paris, dedica ao artista nacional, que abre ao público no dia 20 de abril,. Amadeo de Souza Cardoso: O último segredo da arte moderna tem uma narrativa biográfica e inclui a história das investigações recentes sobre o artista português.

Ao longo de 52 minutos, o documentário conta-nos o percurso apaixonante deste jovem, sedutor e afortunado prodígio, que chegou a Paris no dia em que completou 19 anos, com um destino de envergadura nas suas mãos. 

Numerosas entrevistas a especialistas, críticos e historiadores, como Hélène de Freitas, Catarina Alfaro, António Cardoso, Maria João de Melo, Catherine Grenier, Laurent Salomé, Laurette McCarthy, Marilyn Kushner, Stephanie D'Alessandro, enriquecem a narração com fotografias, correspondências e testemunhos raros.

André Pereira