Header Ads

"Portugueses nas Trincheiras" estreia dia 7 de abril na RTP1


A RTP1 estreia no dia 7 de abril, quinta-feira, às 23h00, o documentário Portugueses nas Trincheiras, inserido no novo espaço dedicado à Primeira Guerra Mundial e a mais um aniversário da Batalha de La Lys.

Este trabalho conta-nos a história dos soldados portugueses que participaram nesta guerra. Ao completarem-se quase 98 anos sobre o Armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, este documentário recorda as provações passadas pelos 55.000 soldados portugueses enviados em 1917 para o Norte de França.

O Corpo Expedicionário Português era constituído por camponeses retirados das suas aldeias, treinados em Tancos, embarcados para terras distantes, enterrados em trincheiras e esquecidos quando Portugal vivia mergulhado em convulsões.

A 9 de abril de 1918, foram milhares a cair prisioneiros. O Alto Comando alemão fazia a derradeira tentativa para derrotar os Aliados, aproveitando o cessar-fogo com a Rússia soviética e antecipando-se ao desembarque em massa das tropas norte-americanas na Europa.

Portugueses nas Trincheiras recolhe depoimentos dos familiares de antigos combatentes e a gravação inédita de um soldado português a cantar num campo de prisioneiros da Alemanha. Um programa de Sofia Leite e António Louçã, com imagem de Rui Lima Matos, edição de Paulo Marcelino, captação e pós-produção áudio de António Garcia e Carlos Nunes, e produção de Ana Lucas.

André Pereira