Header Ads

Duplo Clique | "Pizza Doce"



Finais de tarde com mais sabor, é esta a nova proposta da TVI para o menu da ficção nacional servido em horário pós-laboral e familiar. É uma série (ou um golpe publicitário da Telepizza?), chama-se Massa Fresca, tem um elenco experiente (e outro estreante) e promete histórias capazes de interessar a todos os públicos. Não são os “novos Morangos”, mas parecem.
    
Massa Fresca podia ser o título de uma má reportagem televisiva sobre a corrupção na banca. Não é, e na verdade foi a segunda (e melhor) escolha, já que a série era para se chamar Quatro Estações – um dos sabores das pizzas. E não é que a história de Massa Fresca também rodopia no balcão de uma pizzaria como a de I Love It? A coincidência relembra o último grande projeto de ficção da TVI no universo infantojuvenil, I Love It, série inovadora do ponto de vista técnico e um fracasso a nível de argumento e audiências. Um “amargo de boca” que levou a direção de programas a suspender a exibição dos episódios sem qualquer justificação, para atualmente “despachá-los” aos sábados de manhã. 


    
A verdade é que poucos se esqueceram ainda do doce sabor de Morangos com Açúcar. A série acompanhou uma geração inteira de adolescentes e representou, para a TVI, um dos projetos mais bem-sucedidos da sua história – com tudo o que teve de bom e de menos bom. Tão bem-sucedido que ao terminar deixou a certeza de que tão cedo nenhuma outra produção iria alcançar a mesma audiência e a mesma magia. 
   
Massa Fresca apresenta modernidade e não é um projeto nostálgico. Mas aproxima-se evidentemente da série da “geração rebelde”: a história é emocionante e as mensagens preocupam-se com o valor da moral e da família; e os bons exemplos incentivam o desporto e a alimentação saudável. A história de uma rapariga órfã que se vê forçada a tomar conta de um grupo de irmãos de uma família rica, disputando a conquista de um amor num típico triângulo amoroso é uma ideia reaproveitada, mas essencial neste tipo de produções. 


No geral, o perfil da série não deixa dúvidas – é para reconciliar as crianças com o horário das sete da tarde, quando regressam da escola. O elenco está cheio delas (a atriz mais nova, de apenas seis anos, foi selecionada no casting de Pequenos Gigantes) e de jovens atores até agora desconhecidos do grande público, que surgem de novo nos bancos do colégio, bem à imagem de Morangos com Açúcar. Quem viu a primeira série de certeza rejubilou ao reconhecer o mítico diretor Rogério Sapinho na personagem interpretada por Guilherme Filipe.

A protagonizar a trama está Mafalda Marafusta. A atriz de 24 anos tem mostrado nos primeiros episódios que sabe dar cartas na ficção, sendo genuína nas cenas mais leves e segura nas passagens dramáticas. Quem sabe se daqui a uns anos não será a nova profissional candidata a estrela da TVI. O restante elenco adulto (Sofia Alves, Pedro Lima, Sara Barradas, Rita Ribeiro, Duarte Gomes, entre muitos outros) tem provas dadas e encara o trabalho com as crianças e jovens como uma verdadeira escola, quando na verdade é a TVI que organiza uma nova incubadora de atores… à semelhança da “escola Morangos”. 


Comparar as produções de I Love It, Água de Mar (RTP) e Massa Fresca com a série Morangos com Açúcar é inevitável por estas e outras razões. E provavelmente é também injusta para as produtoras que nos últimos anos tentaram fazer ficção juvenil de forma mais moderna e com o mesmo empenho com que fazem a ficção “para adultos”. O diretor de programas da TVI garantiu que Massa Fresca é “um passo em frente” em relação à série que todos recordam… resta saber se será isso mesmo. Os espetadores ficam à espera das próximas fornadas.

Massa Fresca, para ver de segunda a sexta-feira, às 19h15, na TVI.
Duplo Clique - 77ª Edição
por André Rosa