Header Ads

RTP Memória assinala 59º aniversário da RTP

 
A RTP Memória preparou uma emissão especial para comemorar o 59º aniversário da RTP. Nos dias 6 e 7 de março, a programação será dedicada a grandes programas que fazem parte da memória de todos nós.

No domingo, dia 6, às 22h00, vai para o ar um especial de Traz Pr'á Frente. Com os intervenientes do costume, o programa será ligeiramente mais longo, pois para além da habitual promoção de como será a semana na RTP Memória, irá destacar-se a programação especial dedicada a este aniversário.

Logo depois, às 23h35, a RTP Memória emite o último episódio do mítico programa de 1969, apresentado por Raul Solnado, Fialho Gouveia e Carlos Cruz. Zip-Zip constitui um importante marco na história da televisão em Portugal. Foi o primeiro programa português de género talk show gravado aos sábados, no Teatro Villaret, com público e transmitido na segunda-feira seguinte à noite. Esta última emissão foi transmitida no dia 29 de dezembro de 1969, com os três apresentadores disfarçados de velhos anciãos.

 

No dia 7 de març­­­­­­­o, às 10h00, vai para o ar o primeiro Grande Prémio TV da Canção Portuguesa. Apresentado por Maria Helena Fialho Gouveia e Henrique Mendes, o primeiro Festival teve lugar no dia 2 de fevereiro de 1964 nos estúdios do Lumiar, em Lisboa.

Ainda no dia 7, às 15h00, O Passeio dos Alegres de Júlio Isidro será recordado. Um programa composto por reportagens de informação, passatempos, telediscos, entrevistas, momentos musicais e de humor. O papagaio "Baixinho" e o chimpanzé "Choné" foram também uma presença constante neste programa que marcou a década de 80. Este último programa, emitido a partir do Teatro Aberto, conta com a presença de vários convidados: Henrique Viana e Júlio César, Lena D’Água e a Banda Atlântida, Paulo de Carvalho, Herman José, Rui Veloso, Vitorino, UHF e Heróis do Mar, Táxi, entre outros.
 

Ao final da noite, será emitida Lisboa à Noite, a gala do quinto aniversário da RTP, a partir das 23hh00.  Henrique Mendes conduz a emissão a partir do Hotel Tivoli, em Lisboa, acompanhado pela orquestra Tavares Belo e com a presença de grandes nomes nacionais e estrangeiros: Conjunto "4 De Espadas”, Conjunto Raul Nery, Grupo Experimental de Ballet, José Vasconcelos (humorista brasileiro), António Calvário, Madalena Igésias, Willie Harris e muitos outros.

O dia termina com o documentário Nós e a Televisão, às 00h35. Este programa de 2007 é da autoria de António Barreto e Joana Pontes, procurando identificar, após 50 anos de emissões regulares, os efeitos sociais e a influência da televisão nos costumes e nos comportamentos.

André Pereira