Header Ads

"Montanha" de João Salaviza estreia em televisão


A primeira longa-metragem de João Salaviza estreia em televisão no próximo dia 9 de março, quarta-feira, às 22h, no TV Cine 2.

Montanha (2015) foi mais um passo no crescimento do realizador português, depois de outras curtas bastante aclamadas pelo público e elogiadas pela crítica como Arena (2009), Palma de Ouro no Festival de Cannes e Rafa (2012), Urso de Ouro no mais importante festival de Berlim.

Montanha centra-se na história de David (David Mourato), um rapaz de 14 anos que pretende comportar-se como um homem, mas ao mesmo tempo ainda conserva alguns traços de criança.  O filme está nomeado para os Prémios Autores na categoria de Melhor Filme e Melhor Ator (David Mourato).

David é um miúdo dos Olivais, num bairro dos anos 60 projetado para agregar várias camadas, sociais, culturais e geracionais, mas que falhou. João Salaviza acredita que esse falhanço representa a angústia e a tristeza de David e da sua família. David vive sem referências, vai à escola porque tem que ser, sofre a dor do avô que em breve vai partir, vê-se na iminência, também ela dolorosa, de ter que assumir o papel do chefe de família e de homem da casa, ele que ainda é demasiadonovo para isso.

David é apaixonado pela melhor amiga. Sente desejos de homem mas é ainda uma criança inocente quando está junto dela. David tem em Rafa (Rodrigo Perdigão) o melhor amigo, mas nesta idade já não sabe se pode ver nele o companheiro de sempre ou o rival na luta pelo amor da personagem de Mia Tomé.

Carolina Bico