Header Ads

"A Menina Joga?" na próxima "Grande Reportagem SIC"


A próxima emissão da Grande Reportagem SIC, tem como tema A Menina Joga? e vai ser transmitida no próximo dia 31 de março, quinta-feira, no Jornal da Noite na SIC.


Esta reportagem revela uma realidade que muitos portugueses ainda desconhecem: o avanço das mulheres no mundo do futebol. Quase seis mil (5.906) mulheres e raparigas em Portugal jogam futebol (incluindo futsal e futebol de praia).


Em Janeiro de 2016, 2280 jogadoras estavam inscritas da Federação Portuguesa de Futebol . Seniores são 942, as restantes integram os escalões de formação. O futebol de onze tem 131.016 jogadores masculinos federados.


As diferenças dos números não se nota no empenho, dedicação e paixão de homens e mulheres. Em Portugal,o futebol feminino é considerado uma actividade amadora mas nem por isso deixa de trazer cada vez mais jogadoras aos campos de treino e aos torneios.


Para muitas meninas de 9 anos como a Joana, Margarida e Madalena e adolescentes, como a Beatriz Correia a bola é o brinquedo preferido. Os treinos fazem parte das rotinas semanais e para poderem progredir com mais exigência integram equipas com meninos do mesmo escalão, porque sabem que têm mais possibilidades de entrarem em torneios de competição. Sonham com as convocatórias para os jogos e falam do futebol como o que mais gostam de fazer na vida. 


Miguel Almeida