Header Ads

RTP2 dedica noite de sábado à Ópera de Carmen de Bizet



A RTP2 dedica noite de sábado, dia 27 de fevereiro, à Ópera de Carmen de Bizet. A partir das 21h45 vai para o ar a estreia de Isto é Ópera e logo depois, pelas 22h35, Carmen na Arena de Verona.
 

Isto é Ópera é um programa de 30 episódios que nos conduz numa viagem extraordinária pelas óperas mais famosas do mundo. O formato fornece as chaves para entender e apreciar as óperas mais importantes do mundo. Um programa que leva todos os públicos a descobrirem os segredos de cada obra-prima, através de uma retórica visual deslumbrante.

Os tiques de cada compositor, a paixão das personagens e a universalidade de cada história vão tornar-se cúmplices do espectador, que na companhia do eletrizante Ramon Gener, pianista e barítono, nos irá prender ao écran do primeiro ao último minuto. A ópera nunca mais nos será indiferente.

Carmen na Arena de Verona é filmada na mítica Arena de Verona, a ópera maior de Georges Bizet com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, baseado na novela homónima de Prosper Mérimée, tem na protagonista desta produção Ekaterina Semenchuck. A direção musical é de Henrik Nánási.

Quase um século antes do Movimento Feminista, a história inspiradora de uma mulher que já dizia: "Não tenho medo de nada. Carmen nunca cederá! Nasceu livre e livre morrerá!"
Sevilha, séc. XIX. Carmen é uma bela cigana, trabalhadora numa fábrica de cigarros, de uma beleza quente e avassaladora que seduz qualquer homem, em especial o soldado D. José, que o acaba por levar à obsessão.

Por amor a Carmen, D. José deixa de ser soldado para se juntar a um bando de contrabandistas, amigos da idolatrada cigana. Mas facilmente a fogosa rapariga troca o amante por um famoso toureiro em nome da liberdade de amar. É nesta troca que se escreve a história de ciúme, ira e vingança imortalizada na música de Bizet.