Header Ads

Óscares 2016 - Antevisão | Melhor Filme


Chegou o fim-de-semana mais aguardado da indústria cinematográfica. Pela 88ª vez, Hollywood veste-se de gala para uma nova edição dos Academy Awards. A poucas horas de serem conhecidos os vencedores nas várias categorias, o Fantastic TV convida-o a conhecer as nossas apostas. Bem-vindo à Antevisão dos Oscars.

MELHOR FILME: Spotlight

Passou um ano desde que Boyhood e Grand Budapest Hotel perderam o que parecia quase certo para Birdman. Será que podemos ter surpresas esta noite?

Spotlight vs The Revenant, este é o grande duelo deste ano. Por um lado temos um filme sobre o jornalismo que vem colocar o "dedo na ferida" num dos maiores escândalos do século XXI por outro a história de vingança e sobrevivência de Leonardo DiCaprio naquele que é o filme mais nomeado desta edição dos Academy Awards.

Nas categorias de representação as longas-metragens conquistaram duas nomeações cada. Mas há aqui um grande diferença: The Revenant apresenta como personagens principais Leonardo DiCaprio e Tom Hardy, ambos nomeados, já Spotlight apresenta um elenco galático que muitos duvidaram que conseguissem conquistar um lugar na lista de nomeados.

Contas feitas, e apesar do elevado número de nomeações, deverá ser o filme de Tom McCarthy a conquistar a estatueta mais desejada da noite pela influência social das temáticas abordadas. 

Longe deste duelo, as restantes obras não podem ser postas de lado e até há quem acredite em surpresas vindas de The Big Short ou Mad Max: Fury Road.

Em tempos de crise, dinheiro é o assunto da ordem do dia e parece que este é, também, um bom mote para conseguir chegar às listas de nomeações dos Oscars. The Big Short relata um dos períodos mais negros da história de Wall Street e apresenta quem lucrou com a queda da bolsa. Christian Bale, Brad Pitt, Ryan Gosling juntam-se ao recém-nomeado Steve Carrel para um novo filme que tem Pitt como produtor executivo. Caso o marido de Angelina Jolie vença será a segunda obra premiada depois de 12 Years Slave.

Tom Hardy tem largas hipóteses de conseguir que o filme vencedor seja um dos que protagonizou no ano passado. Além de The Revenant, o ator é uma das caras principais de Mad Max: Fury Road. O quarto filme do franchise Mad Max é um dos favoritos à vitória e apesar de ter perdido fôlego durante a ronda de premiações, poderá ser uma das surpresas.

Bridge of Spies é o cartão de visita para uma viagem sobre o passado de um ex-espião de guerra. Além de ter no elenco um dos atores mais adorados da América, Tom Hanks, o filme conta com a direção de Steven Spielberg. Certamente não será um dos vencedores mas não deixa de ser um obra que vale a pena ser vista, sobretudo para quem gosta de filmes sobre a história universal do século XX.

Brooklyn e Room são os filmes que "expulsaram" Carol da corrida pelo título de melhor filme. Emocionantes e apaixonantes são o tipo de filme que traz o espetador para a história e nos faz questionar as decisões das personagens. O que faria se estivesse no lugar de Brie Larson? E o que escolhia se fosse Saoirse Ronan?

The Martian encerra a lista com mais uma viagem ao espaço. Interstellar e The Gravity encontraram um novo sucessor, em que voltamos a ter Matt Damon preso a lutar pela própria sobrevivência. Apesar da vitória nos Golden Globes, é pouco provável que a longa-metragem ganhe algum prémio na cerimónia.

Termina assim a Antevisão da gala mais importante do ano. E você quem acha que ganha?

Oscars'16 | Antevisão,
Ricardo Neto