Header Ads

"Coleção de Sonhos e Desilusões" estreia na RTP2

 
A RTP2 emite no próximo dia 23 de fevereiro, terça-feora, a série Coleção de Sonhos e Desilusões, a partir das 23h15. Esta é uma produção sobre importantes acontecimentos e personagens da história da humanidade.

Âmbar, uma pedra preciosa que sempre fascinou os governantes poderosos. O Imperador romano Nero estava tão obcecado com "o ouro do Norte" que usava milhares de pedaços de âmbar para transformar os jogos de gladiadores num evento arrebatador. Frederico I da Prússia mandou artesãos construir um presente para si próprio verdadeiramente soberbo: a Sala de Âmbar que é considerada um dos mais valiosos tesouros de arte do mundo.

Durante as escavações no local onde foram sepultados os reis de Micenas, o arqueólogo alemão Heinrich Schliemann não só descobriu um grande tesouro de ouro, mas também de âmbar. No túmulo do faraó egípcio Tutankhamon e no Palácio Real de Qatna  foram igualmente encontrados objetos de âmbar.

Mas como é que o âmbar chegou a esses túmulos?  É possível  que tenha sido transportado por milhares de quilómetros desde o Mar Báltico até à Síria, Grécia e até mesmo para ao Egito dos faraós há mais de 3.000 anos.

Na verdade, deve ter existido uma rota comercial que ligava as duas extremidades do mundo como era conhecido na altura. Uma antiga rota desde o Rio Nilo até às paisagens distantes e enevoadas do Norte. Será que essa rota realmente existiu?