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Segunda Opinião | "Será que 'Temos Negócio'?"

 

Temos Negócio é a nova aposta da estação de Queluz de Baixo para os serões de sábado. A estreia não foi auspiciosa, mas cumpriu os seus objetivos, ao liderar no seu horário. O formato conta com o apoio da OLX, como é visível até no logótipo do programa, que é formado pelas cores da marca (o roxo, o verde e o laranja).

Este formato pretende juntar empreendedores em equipas, organizadas por trios, e pôr à prova toda a sua criatividade, engenho, e capacidade de negociação. O objetivo é adquirir produtos para melhorar as condições de habitação do armazém onde estão a viver, que só contém beliches, um frigorífico e pouco mais.

A componente reality-show está, inevitavelmente, presente no formato. Na segunda emissão as discussões entre concorrentes ganharam destaque. Afinal, são esses pequenos escândalos que fazem subir as audiências. Mas toda a mecânica do jogo, faz com que esse contexto passe para segundo plano.

Leonor Poeiras foi a escolha da TVI para dar a cara pelo programa. A opção tomada pela estação foi excelente, pois este formato tem a cara da Leonor. Além disso, a escolha merece destaque positivo, pois finalmente o quarto canal entrega um programa de horário nobre a um apresentador que não é a Cristina Ferreira ou o Manuel Luís Goucha. Depois de Pequenos Gigantes com Fátima Lopes e de Rising Star com Leonor Poeiras e Pedro Teixeira, este será dos poucos programas a ter uma condução alternativa.

No primeiro programa, Temos Negócio mostrou ser um formato com bom conteúdo, que ensina o público a investir nos seus sonhos, a nunca desistir e a ser um bom empreendedor (algo que muita falta faz em Portugal). Apesar disso, falta algum ritmo.  Para torna-lo mais dinâmico, deveriam ser incluídas provas semanais entre as equipas, ou algo que levasse o programa a ganhar algum movimento, caso contrário, será mais uma boa aposta a sair pela porta dos fundos.   

Outro grande ponto contra o Temos Negócio é o horário. O programa deveria ser transmitido mais cedo, logo após o Jornal das 8. Assim teria mais visibilidade. Mais uma vez, compreende-se a aposta para o terceiro horário da noite: o medo de perder para a principal novela da concorrência. Mas, pelo menos, poderia ir para o ar pelas 22h30 (deixando o diário de A Quinta para depois).

Temos Negócio  é um formato inédito em Portugal, embora já tenhamos visto alguns programas com pontos em comum - como é o caso de Shark Tank, onde o negócio é o fator principal. Adaptado do original holandês True Trader$, este programa é, ainda assim, uma aposta inovadora para a grelha da TVI, uma vez que se distancia dos típicos reality-shows que a estação emite, assim como se destaca por ser uma alternativa às telenovelas.
Segunda Opinião - Edição 50
Marco Filipe (Diário da TV)
Uma rubrica em parceria com o Fantastic Televisão