Header Ads

'Os Jogos da Fome'. Sete pontos essenciais para compreender o final


Hunger Games: A Revolta - Parte 2 é o último filme da saga Os Jogos da Fome. Com a nação de Panem numa guerra em grande escala , Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) confronta o Presidente Snow (Donald Sutherland) para o duelo final. 

Agora, a protagonista vai unir-se a um grupo de amigos mais próximos - incluindo Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin) e Peeta (Josh Hutcherson) – para uma missão com a unidade do Distrito 13 uma vez que eles estão dispostos a arriscar tudo para libertar os cidadãos de Panem e encenar uma tentativa de assassinato contra o Presidente Snow, que se tornou cada vez mais obcecado com a destruição do distrito. 

Antes de assistir ao derradeiro filme desta saga, recorde sete pontos essenciais acerca da história de Katniss que o levarão a perceber melhor tudo o que se passa em A Revolta - Parte 2.
 
http://img.rtp.pt/icm/thumb/phpThumb.php?src=/cinemax/images/f5/f58db46b8149b447377c98274fbbd3b7&w=645&sx=0&sy=0&sw=765&sh=443&q=75

I - O início dos Jogos da Fome
Hunger Games - Os Jogos da Fome começam em 2008, quando a americana Suzanne Collins lançou o primeiro livro “da saga. Em 2012, estreou o primeiro filme baseado no romance, fazendo sucesso um pouco por todo o mundo. Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Stanley Tucci e Donald Sutherland são as estrelas em destaque na película.

http://thgrpgh.weebly.com/uploads/8/2/6/6/8266297/9248599_orig.png

II - Os 13 Distritos
A história passa-se num futuro distópico, no qual a América do Norte (agora chamada de Panem) foi dividida em 13 Distritos, depois de uma grande guerra. Num cenário devastador, cada distrito é especializado numa atividade económica e dominados pelo Capitólio. Uma vez contra esse domínio, os Distritos revoltaram-se contra a cidade-mãe, onde o luxo contrasta com a pobreza de outras regiões - como é o caso do Distrito 12, onde Katniss vive. Para combater esse conflito, o Capitólio cria um reality show onde 26 crianças são sacrificadas.

 
III - Os Jogos da Fome
Os Jogos da Fome é o nome de um reality-show, repleto de violência e no qual dois jovens de cada distrito são colocados, uma vez por ano, numa arena tecnológica para competir pela sobrevivência. A ideia é que lutem uns contra os outros até à morte e só um pode escapar com vida. O primeiro volume da saga Jogos da Fome inicia-se com a 74ª edição dos Jogos. Depois da irmã ser escolhida como tributo, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), voluntaria-se para ir no seu lugar. A jovem parte ao lado de Peeta (Josh Hutcherson), mas só um pode sobreviver.

http://cinemagogue.com/wp-content/uploads/2012/04/2791-the-hunger-games-katniss-and-peeta1.png

IV - A União faz a Força
Para contornar a horrível situação, Katniss e Peeta são responsáveis por uma reviravolta inesperada. No final dos Jogos, são eles os últimos concorrentes na Arena. Agora, apenas um deles poderá sobreviver. Mas Katniss encontra outra solução: irão matar-se juntos, depois de comer frutas venenosas e, desta forma, não existe vencedor nesse ano. Uma vez que o Capitólio não gosta da ideia, acabam ambos por ser eleitos vencedores e a força da rapariga serve como inspiração para todos os distritos oprimidos.

http://www.hdwallpapers.in/walls/peeta_katniss_the_hunger_games_catching_fire-wide.jpg

V - A vingança do Capitólio
Como consequência do ato de rebeldia de Katniss, o Capitólio decide fazer um especial dos Jogos da Fome, na 75ª edição dos mesmos. Desta vez, o reality-show contará com ex-vencedores de todos os anos, com o objetivo de eliminar possíveis símbolos de revolução e o desafio é ainda mais violento. Apesar de escapar com vida, Katniss não se apercebe como isso acontece. No final do segundo filme, a jovem acorda, a salvo, sem saber o que se passou. Na verdade, trata-se de um plano de resgate que ela desconhecia, onde Katniss se torna o próprio símbolo da resistência e uma esperança para todos os distritos explorados.

http://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/Pix/pictures/2014/11/19/1416421352661/2014-THE-HUNGER-GAMES-----012.jpg

VI - O Distrito 13
Quando todos pensavam que o Distrito 13 tinha sido extinguido, eis que a verdade é revelada. Depois dos 75º Jogos da Fome terminarem de forma abrupta, Katniss, Finnick e Beetee são retirados da arena e enviados para este Distrito, que ainda existe e está a liderar a rebelião, sendo governado pela presidente Alma Coin (Julianne Moore). É aí que Katniss aceita ser o Mimo Gaio, ou seja, o símbolo da revolução. 

https://www.thewrap.com/wp-content/uploads/2015/07/mockingjay-district13.jpg

VII - O final desta Revolta
Sob a liderança da Presidente Coin e o conselho dos seus amigos de confiança, Katniss estende as suas asas ao lutar para salvar Peeta e uma nação comovida pela sua coragem. Em A Revolta - Parte 2 o desfecho desta batalha promete emocionar os fãs, num final que se espera épico para todas as personagens da história.

Depois de três anos de espera, os fas da saga Hunger Games - Os Jogos da Fome podem, agora, conhecer o desfecho desta luta contra o Capitólio. Para ver nas salas de cinema portuguesas.

Até lá, confira o trailer do filme: