Header Ads

Prémios Áquila 2015: conheça os nomeados



Os Prémios Áquila preparam-se para realizar a sua segunda cerimónia anual de entrega de prémios, numa gala que premeia o melhor da Televisão e Cinema portugueses produzidos em 2014. O evento vai decorrer no próximo dia 9 de dezembro, no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, sendo que as votações online estão disponíveis a partir do dia 9 de outubro em premiosaquila.pt.


PRIVADAS LIDERAM NOMEAÇÕES

A ficção portuguesa emitida nos canais generalistas surge em destaque, com a SIC a garantir 15 nomeações nas várias categorias de Televisão e a TVI a assegurar apenas cinco, perante a única nomeação da RTP, com a telenovela Os Nossos Dias. À categoria de Melhor Telenovela concorrem as novelas A Única Mulher (Plural Entertainment), Coração D'Ouro, Os Nossos Dias e Poderosas (SP Televisão). João Jesus e Rogério Samora (Poderosas), juntamente com João Reis e José Raposo (Coração D'Ouro) estão na corrida para o prémio de Melhor Ator Principal. 

O elenco feminino candidato ao troféu é constituído por Alexandra Lencastre (A Única Mulher), Lúcia Moniz (Coração D'Ouro), Joana Ribeiro e Maria João Luís (Poderosas), já nomeada o ano passado pela interpretação da vilã Laura Aragão, na novela Sol de Inverno (SIC).


GATOS NO TOPO

A lista das produções cinematográficas exibidas em 2014 e candidatas ao galardão surge encabeçada pelo filme Os Gatos Não Têm Vertigens (MGN Filmes). O realizador António-Pedro Vasconcelos vê, assim, a sua obra nomeada para seis prémios de Cinema - Melhor Filme, Melhor Ator Principal, Melhor Atriz Principal, Melhor Atriz Secundária e Melhor Realizador. Logo a seguir, os filmes Capitão Falcão (Indivídeos), de João Leitão, e Ivone Kane (Filmes do Tejo II), de Margarida Cardoso, empatam com cinco nomeações. 

À espera do Prémio Áquila de Melhor Realizador estão António-Pedro Vasconcelos (Os Gatos Não Têm Vertigens), Jorge Pelicano (Pára-me de Repente o Pensamento, Até ao Fim do Mundo), Margarida Cardoso (Yvone Kane) e Pedro Costa (Cavalo Dinheiro, Sociedade Ótica Técnica). Gonçalo Waddington, João Jesus, Miguel Borges e Miguel Guilherme, um deles será o vencedor do prémio de Melhor Ator Principal.

Fátima Ferreira (à esq.), Rui Neto e Melânia Gomes (à dir.) anunciaram os nomeados em conjunto com o porta-voz Carlos D'Almeida Ribeiro, na conferência de Imprensa que decorreu dia 06 de outubro na Gulbenkian, em Lisboa. | Créditos: Facebook Prémios Áquila, D.R.


Os Prémios Áquila, organizados pela Fénix 2014 Associação Cinematográfica, contam este com menos duas categorias de Televisão, as categorias de Melhor Argumento/Melhor Série e a de Melhor Mini-Série/Telefilme, não aplicáveis por falta de obras elegíveis. No cômputo geral, os 48 nomeados entre as 15 categorias a concurso foram selecionados por um conjunto de 50 personalidades de mérito reconhecido nas artes e na sociedade civil. 

A votação online do público encontra-se aberta até dia 30 de novembro às 16h, sendo um dos fatores distintivos desta cerimónia, que atribui exclusivamente aos espetadores o poder de decisão. A segunda gala dos Prémios Áquila 2015, produzida pela Byron Produções, vai ser transmitida em direto no site premiosaquila.pt. 


André Rosa
Carolina Bico