Header Ads

'Ídolos' estreou há 12 anos. Reveja os melhores momentos

 

A SIC estreou a 5 de setembro de 2003 a 1ª edição portuguesa do Ídolos, o talent show que tinha como objetivo descobrir os novos talentos da música portuguesa. Ao longo de 12 anos, a estação apostou em seis edições do formato, tendo a última terminado no passado mês de agosto.



1ª - 2ª temporadas (2003-2004)


As duas primeiras edições do programa foram para o ar em 2003 e 2004. Apresentado por Sílvia Alberto e Pedro Granger, o formato ia para o ar à 6ª feira, deixando os domingos a cargo de Herman SIC. Luís Jardim, Sofia Morais,  Ramón Galarza e Manuel Moura dos Santos foram os jurados destas duas temporadas.


Nuno Norte foi o vencedor da 1.ª edição. Lançou um álbum e fez parte da banda Filarmónica Gil. Em 2009 participou no Festival RTP da Canção, ficando em 4º lugar com a canção Lua sem Luar
 

Ricardo Oliveira, que ficou em 2.º lugar, gravou um album como resultado deste formato e em 2011/2012 foi finalista do concurso A Voz de Portugal, tendo gravado um segundo álbum. Esta primeira edição contou ainda com a participação de Luísa Sobral, atualmente uma das vozes de maior sucesso na música portuguesa.


Sérgio Lucas, vencedor da 2.ª edição, gravou um album, Até ao Fim, editado pela Som Livre em janeiro de 2007. Gravou um segundo disco, Vícios, em 2011. Participou ainda em diversos musicais e peças de teatro. Desta edição, surgiram ainda nomes como Raquel Guerra e Luciana Abreu, sendo a segunda uma das caras principais da ficção e apresentação da SIC.

3ª - 5ª temporadas (2009-2012)


A 4 de outubro de 2009, a SIC fazia regressar o formato, cerca de 5 anos depois da edição anterior. Agora apresentado por Cláudia Vieira e João Manzarra, o programa teve a maior audiência na 3ª temporada. 


 A dupla conduziu as temporadas 3, 4 e 5, mas o programa sofreu uma paragem devido à quebra de audiências ao longo das várias edições. Manuel Moura dos Santos, Roberta Medina, Laurent Filipe e Pedro Boucherie Mendes foram os jurados das temporadas 3 e 4. Na 5ª edição, Manuel Moura dos Santos juntou-se a Tony Carreira, Pedro Abrunhosa e Bárbara Guimarães.


Da 3ª edição, destaque para Filipe Pinto e Diana Piedade, o 1º e 2º classificados no formato. Filipe Pinto gravou o seu primeiro álbum, resultado da vitória do programa. Diana Piedade participou em diversos projetos, tendo sido uma das vozes do Festival da Canção 2015. Carolina Torres, Mariline Hortigueira e Carlos Costa foram outras das caras que ficaram conhecidas devido ao Ídolos.


 Da 4ª temporada, Carolina Deslandes foi a concorrente com mais sucesso. O seu primeiro album, que recebeu o seu nome, foi lançado em 2012. Contudo, o programa foi ganho por Sandra Pereira, atualmente com o nome artístico Jahde e que lançou um CD homónimo. 


A 5ª edição, transmitida em 2012, terminou com a vitória de Diogo Piçarra, o vencedor do formato mais bem sucedido até agora. O seu album Espelho tornou-se um verdadeiro sucesso a nível nacional. Desta edição, saíram ainda nomes como André Cruz ou Mariana Domingues. O primeiro chegou a apresentar o programa Pronto-a-Vestir na SIC K e lançou um single intitulado So Close. Mariana Domingues, a 2ª classificada no programa, seguiu os estudos na área da comunicação social.

6ª temporadas (2015) 

Em abril de 2015 , a SIC estreia a 6ª temporada do Ídolos, uma decisão que surpreendeu o público, uma vez que a estação tinha aposta recentemente em duas edições do Factor X, um 'upgrade' do Ídolos. 


Desta vez, a condução ficou exclusivamente a cargo de João Manzarra. Foi para o ar entre abril e agosto de 2015, contando com algumas novidades em relação às edições anteriores. Uma delas foi o leque de jurados: Pedro Boucherie Mendes, Maria João Bastos e Paulo Ventura foram os avaliadores desta edição.



Esta temporada terminou com a vitória de João Couto, cujo primeiro single, intitulado Chama Por Mim, já foi lançado. A música é da autoria de Diogo Piçarra.  

André Oliveira