Header Ads

Segunda Opinião | Dolphins with the Stars: Adiado ou cancelado?

 

Dolphins With The Stars é um formato que junta celebridades e golfinhos num momento único de televisão. Cerca de 15 países já adquiriam o formato e a SIC não quis deixar Portugal de fora dessa lista.

O programa foi anunciado na estação em maio de 2014 para substituir O Poder do Amor. Depois disso, já no final de junho, surgiu a noticiado do adiamento, que foi justificada pela gravidez de uma fêmea, segundo declarações de Luís Marques à Noticias TV.

Já este ano, em março, a hipótese de estrear Dolphins With The Starsvoltou a ser falada nos corredores da SIC. O formato chegava assim a Portugal para suceder a Ídolos 6. Bárbara Guimarães estava confirmada na apresentação e os 10 concorrentes escolhidos.

Luciana Abreu, Ana Guiomar, Bárbara Norton de Matos, Victoria Guerra, Carolina Patrocínio, Marco da Silva, Rui Maria Pêgo, Ricardo Guedes, João Mota e Tiago Teotónio Pereira iriam nadar com os golfinhos este verão. Este mês surgiu novamente a noticia de que o Dolphins With The Stars já não iria estrear. 

Os motivos, desta vez, foram um parecer negativo relativo ao programa por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Direção Geral de Alimentação e Veterinária. O formato de Bárbara Guimarães ficou assim, mais uma vez, adiado. Mas a pergunta que se impõe é: será que algum dia este programa vai estrear no nosso país?

O adiamento do Dolphins With The Stars talvez não seja assim tão má notícia. A verdade é que formato, à partida, parece ser vazio de conteúdos e já tivemos um exemplo de que os portugueses não são fãs de programas que metem água e famosos, como o Splash! Celebridades, que foi uma marca negra nos domingos da SIC.

Todos gostamos de golfinhos e as suas capacidades dentro de água são incríveis. Mas certamente que um formato onde "meia dúzia" de famosos treinam um golfinho, para este fazer truques,  iria cansar o público rapidamente e seria rejeitado pelos portugueses ao fim de duas ou três emissões.

Talvez estas duas tentativas falhadas de estrear o Dolphins With The Stars sejam um sinal de que a estação de Carnaxide deveria partir para outros programas, ou até mesmo criar novos formatos. Portugal e as nossas generalistas precisam de mais do que talent shows e reality shows nas suas programações. Para vencer, é preciso diferenciar-se do adversário. E se Dolphins With The Stars fosse, mais do que adiado, cancelado, não seria nada mau para dar o primeiro passo nessa diferenciação.
Segunda Opinião - 32ª Edição

Uma crónica escrita em parceira pelo Fantastic e o Diário da TV



RESULTADOS DA VOTAÇÃO DA 32ª EDIÇÃO


ESCOLHA O TEMA DA PRÓXIMA EDIÇÃO!