Header Ads

Duplo Clique | "Bailado de Primavera"


“O programa de domingo à noite” está de volta à TVI. A Venda do Pinheiro abriu a pista a mais uma temporada de Dança com as Estrelas, um formato pelo qual o público ansiava e que impulsiona as audiências no horário. Com um novo leque de concorrentes, o painel fixo de jurados e apresentação de Cristina Ferreira, o êxito da dança não guarda segredo.



O regresso de Dança com as Estrelas era inevitável. Depois de os resultados das temporadas anteriores terem superado as expetativas do público e da TVI, eis que a diretora de conteúdos não informativos do canal decidiu apostar de em mais uma “fornada” de estrelas. Volvidos três anos desde a sua estreia a solo em plena programação estival, Cristina Ferreira deixa mais que provado que é “rainha e senhora” do seu palco. A apresentadora transmite o genuíno empenho e alegria que sente ao ter de novo o Dança em antena, desta vez com Pedro Teixeira no subcomando.

https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/11081016_834433383258722_7304286376716755386_n.png?oh=0b56901bedc4d18dccb94009c878d84b&oe=55B0BAFE

O ator beijou (como quem diz) o escorpião e nunca mais trilhou o mesmo percurso. Em Televisão, Pedro Teixeira pode considerar-se também um apresentador – pelo menos o canal assim o estima –, apesar da sua prestação em Rising Star não ter ido tão alto como desejava. Certo é que, como profissional em potência lançado pela TVI, Pedro Teixeira parece ter encontrado o registo que melhor o defende (tendo em conta o microfone quase infantil que segura na mão). Naquela a que chamavam “sala vermelha” – um espaço de libertação de endorfinas, nervosismo e conversa de “encher chouriços” –, o coapresentador mostra-se bastante mais à vontade com os concorrentes. O estilo brincalhão pode granjear-lhe opiniões contraditórias, mas parece dar-lhe a postura certa. Menos interessante é o facto de terminar com “e agora veja a semana de ensaios do concorrente (…)”, deixa que repete sem grande convicção.

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xft1/v/t1.0-9/10421617_834431003258960_358229159349508333_n.png?oh=b3be78fb9764d32b7ce397dc5cdb0f7b&oe=55ADF907&__gda__=1438152225_a38dced7d4e039815d035dbfc043889e

Strictly Come Dancing
é o formato original britânico, cuja adaptação para Dancing With The Stars coube, pela primeira vez, ao canal americano ABC. No ar há uma década, o concurso para encontrar a melhor celebridade dançarina é atualmente emitido em 34 canais por todo o mundo. A produção portuguesa não ficará muito aquém da qualidade das emissões americanas, concedendo os devidos descontos: além de a escala dos estúdios e dos décors não ser comparável, há diferenças nos estilos de dança. Esses aspetos, porém, não impedem a realização de galas empolgantes.

https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/11081351_834749599893767_8129266609065323213_n.jpg?oh=33ad01575d95fa451671d6618193b7ab&oe=55AAB0F1

Alberto Rodrigues, Alexandra Lencastre e Cifrão continuam sentados à mesa do Júri, mantendo o registo que lhes é caraterístico. A presença da atriz (que se especulava não ser possível devido às gravações d’A Única Mulher) é sinal de que os episódios mais espontâneos e divertidos poderão repetir-se, para gáudio das audiências.

O painel de concorrentes reunido pela TVI avalia-se, de longe, como o mais amplo e versátil das três temporadas. António Raminhos foi a grande surpresa – por ter recebido o convite, por ter aceitado e por se arriscar nas danças, consciente de que o que lhe falta em técnica e jeito natural, brilha em si duplamente como comediante. Isabel Silva também soma pontos, pelo seu carisma e corpo ginasticado, e Vítor Silva Costa mostra-se confiante no novo registo. A saída prematura de Kátia Aveiro foi, de resto, um dos acontecimentos mais badalados a pretexto da gala de estreia, e um dos maiores desfalques mediáticos do programa. Ausente do ecrã e presente nas revistas, fará com que o público mais noveleiro da TVI se entregue à leitura dos pasquins melodramáticos que escrutinam a vida dos concorrentes. Felizmente, Dança com as Estrelas de tóxico não tem nada.

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xtf1/v/t1.0-9/10447665_834458333256227_5244141295290835465_n.png?oh=a218148648c82ec78de1eb11e376d48f&oe=55B5FEA0&__gda__=1437340667_64f36c211401633cb2e8c448085b53ad

O momento de fibra da Vodafone e a “viagem” de apresentação dos pares dançarinos foram os pontos altos da estreia. A Realização investiu numa cobertura ainda mais arrojada do que a do início da segunda edição, destacando-se, desta vez, as filmagens em 280º e a nova iluminação lateral do estúdio. A nível de luz, cenografia e banda-sonora, o formato mantém o estilo. As promos pareciam antecipar uma alteração no grafismo do genérico, mas apenas o logotipo se tornou mais leve, à semelhança do da versão americana.

https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/10426196_834438233258237_4522052814706997544_n.png?oh=e6c3931096bb4aeac372b310dc59a7bc&oe=5572AD24

No cômputo geral, as atuações dos dez famosos pautaram-se pela aptidão, pelo que podem ter correspondido às expetativas do público. A possibilidade de virem a “limar arestas”, até atingirem o patamar de alta competição das edições anteriores, é um dos aspetos por que valerá a pena assistir ao programa.

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/11081455_835435153158545_2894391717919734600_n.jpg?oh=ec2fa21d78946362cd924a62173c1c5b&oe=55AA9E35&__gda__=1437388803_74c331dee7bd24bb16c7063e4d06f79c

Dança com as Estrelas veste de gala e leva ao palco personalidades que, à partida, saberão dançar. Cristina Ferreira já não se despe na segunda parte (talvez por Micaela Oliveira ter esgotado as ideias desdobráveis), mas deixa no ar o clima de dança temperado pela primavera. Só falta convidar as andorinhas.

Uma crónia de André Rosa