Header Ads

Fantastic Entrevista... Rita Elói Neto

 

FANTASTIC ENTREVISTA 
TEMPORADA 7 / EDIÇÃO 8 / FEVEREIRO DE 2015

No dia em que estreia a 2ª edição do "Masterchef Portugal", o Fantastic entrevista Rita Elói Neto, a vencedora da primeira temporada do formato da TVI. A arquiteta de Setúbal ganhou uma bolsa de estudo numa das mais prestigiadas escolas da alta cozinha mundial, Le Cordon Bleu, em Madrid e editou um livro com as suas próprias receitas. Hoje falamos com Rita e percebemos o que mudou na sua vida, um ano depois do programa da TVI.
1. Foi a grande vencedora do concurso de cozinha Masterchef Portugal, da TVI, em 2014. Que experiência de vida retirou da sua participação no programa?
Que quando somos fieis aos nossos ideais, à nossa maneira de ser e quando acreditamos que "é possível" os nossos sonhos tornam-se realidade e passam a fazer parte da nossa vida real.

2. O que mudou diretamente na sua vida como concorrente e, mais tarde, já como vencedora?
Passei a acreditar mais nas minhas capacidades, aprendi a lidar melhor com as emoções...e como vencedora aprendi que é muito bom quando nos esforçamos tanto e conseguimos atingir o objectivo.

3. O título de vencedora trouxe-lhe uma maior visibilidade e oportunidades na área. Um ano depois, que atividades tem vindo a desenvolver?

Com a minha vinda para Madrid grande parte dos convites tive de declinar, porque é complicado conciliar as viagens com o curso, é um curso que exige muito de nos todos os dias. Mas agora que já estou mais acostumada ao ritmo voltei a aceitar os convites para workshops em Portugal e já consigo conciliar tudo. Por isso ultimamente passo 2ª feira a 6ª feira em Madrid e os fins de semana a trabalhar em Portugal. O que é muito motivador porque posso começar a mostrar ao Mundo aquilo que mais gosto de fazer mas desta vez com muitas mais técnicas e profissionalismo.
 http://www.espalhafactos.com/wp-content/uploads/2014/05/10330401_723197284388194_389127427229820763_n.jpg

4. A segunda temporada do Masterchef Portugal tem todos os ingredientes para ser um sucesso. O que espera desta aposta da TVI?
O primeiro programa no canal é sempre o primeiro, mas não tenho dúvidas que a TVI irá fazer um excelente trabalho para que este tenha o mesmo sucesso que o outro.

5. Que conselhos daria aos concorrentes desta edição?
Para mim o que é mais importante num programa como estes, em que Portugal inteiro nos "convida" a entrar nas suas casas todos os fins de semana, é que as pessoas sejam fieis suas convicções, que dêem sempre o melhor de si e que apostem tudo o que tem em cada prova que exercem. Mas acima de tudo que sejam correctos, verdadeiros e companheiros, porque trouxe de lá amizades para a vida. 
http://images.cdn.impresa.pt/tvmais/2014-03-14-mc_rita.png?v=w1090h654

6. Acha que os programas de culinária fazem falta à televisão portuguesa, ou seja, o público está disposto a “prová-los”?
Eu penso que sim, somos um pais com muita cultura gastronómica e que ainda temos muito para mostrar e penso que o publico está cada vez mais aberto a toda esta inovação que as cozinha tem vindo a ter nos últimos anos. Acho que é sem dúvida uma boa aposta.

7. E que importância assume, na sua opinião, a Cozinha de qualidade nos hábitos alimentares dos portugueses, numa altura em que a tendência são cada vez mais os pratos “gourmet” em oposição ao “fast-food”?

Acho que finalmente estamos a seguir um trajecto coerente, já se começa a ter uma maior preocupação com a alimentação cuidada, principalmente com as crianças e isso é sem dúvida um bom começo.


 http://images.cdn.impresa.pt/tvmais/2014-06-12-jo-ritamasterchef003.jpg?v=w1090h654
8. A Cozinha e a Arquitetura são universos conciliáveis?
Completamente! Ambos tem um processo criativo por trás de cada concepção, acho que são duas áreas completamente conciliáveis...talvez por isso me sinto tão ligada a elas.

9. Por onde passam agora a suas ambições pessoais e profissionais?
Agora é ser a melhor aluna do meu curso, depois é trabalhar com os melhores dos melhores, absorver tudo o que conseguir para me tornar numa profissional cada vez melhor.

10. Quem é a Rita fora da cozinha?
A Rita fora da cozinha não muda nada, é uma sonhadora, uma apaixonada por tudo o que faz, com um fácil sorriso e sempre com uma visão muito positiva sobre tudo na vida. Não se arrepende de nada porque acha que aprende sempre qualquer coisa com os erros que comete. Uma lutadora e acima de tudo uma pessoa com um bom sentido de humor....a vida deve ser levada com um sorriso nos lábios e de preferência de barriga cheia! 

Fantastic Entrevista
Convidado: Rita Elói Neto
Entrevista: André Rosa