Header Ads

Morte inesperada em "Sol de Inverno" (com fotos)

 

"Sol de Inverno" começa a aproximar-se da sua fase final. A cerca de dois meses e meio do último episódio, algumas personagens da novela viverão momentos intensos e dramáticos em breve. Tudo acontecerá no núcleo protagonizado por Nuno, Simão e Camila, com a morte de uma das personagens. O texto que se segue contém spoilers.

Tudo começa quando os três se preparam para sair de casa enquanto conversam sobre as férias que estão para vir. Simão diz a Camila que o hotel tem montes de piscinas e que se vão divertir muito: “Vai ser brincadeira de manhã à noite!”. Nuno veste o casaco à filha e abraça-a, emocionado.



Os três saem de casa e dirigem-se ao carro divertidos e em clima de grande cumplicidade. Nesse momento, Frederico dobra a esquina e enfrenta a família. Nuno e Simão ficam apreensivos e Camila fica assustada quando Frederico começa a bater palmas, irónico, fazendo uma cena no meio da rua. Com grande tensão, Nuno pede a Simão que leve Camila para dentro de casa. 

 

Frederico trava-o, agarrando-o com agressividade e Camila irrompe a chorar. Simão consegue soltar-se e corre para casa com a menina. “Eu quero a minha filha! Ela é minha!”, grita Frederico, dando sinais de estar verdadeiramente alterado. A discussão começa a subir de tom, Nuno ameaça que, se Frederico os continua a perseguir, voltará para a prisão. “Vocês não sabem com quem é que se meteram. Ela não vai ser educada por duas aberrações! Não vou deixar que isso aconteça! (…) A Camila é minha! Vou tirá-la da vossa casa, custe o que custar. Ouviste bem?”, diz o pai biológico em tom de ameaça.

 

Frederico dá um empurrão a Nuno e ele responde com um murro, que acerta no rosto de Frederico. Começam a lutar os dois. Frederico consegue dar um soco violento a Nuno no nariz, ele desequilibra-se e cai desamparado na estrada. Frederico pontapeia-o e um carro faz uma travagem brusca para não atropelar Nuno. Nesse momento Simão sai a correr do prédio. Nuno está de barriga para cima e Frederico, com o calcanhar, bate com toda a força no peito de Nuno, que permanece estendido no chão. Simão grita pelo companheiro e Frederico começa a fugir entre os carros. Simão corre em direção ao namorado, que está estendido na estrada e ajoelha-se junto dele… Nuno está inanimado.


Simão esforça-se por acordar o companheiro e entra em pânico quando percebe que ele perdeu os sentidos, começando a chorar descontrolado. Aos gritos, pede que chamem uma ambulância. Simão avisa Teresa sobre o que aconteceu. A irmã fica perplexa; está com Manel, declara que têm de ir imediatamente ter com o irmão, explica o que aconteceu e pede-lhe que avise Ana.

Ana está no ginásio com Bruno  quando recebe o telefonema do ex-marido e fica profundamente chocada e sem conseguir reagir ao que ouve, é Bruno quem fala com Manel. Horácio está na fábrica quando lhe comunicam a notícia e fica completamente desorientado. É Benedita quem o ampara e decide acompanhá-lo até ao local.


A ambulância chega e os médicos esforçam-se por reanimar Nuno. Simão assiste, totalmente desesperado. A médica do INEM anuncia: “Vou ter de declarar o óbito”. Simão fica em choque e tem de ser amparado por um enfermeiro que tenta acalmá-lo.


Simão chora convulsivamente enquanto faz uma festa no rosto de Nuno.Lamenta-se e interroga-se sobre o sucedido. Simão não consegue acreditar que Nuno morreu. O corpo começa a ser levado e Teresa e Manel chegam nesse momento. Teresa abraça e conforta o irmão, que chora convulsivamente. Camila está dentro de casa acompanhada por uma polícia e ainda não sabe de nada. Quando Simão cai em si e se lembra da menina, interroga a irmã: “A minha filha. Como é que eu vou dizer à Camila, Teresa?”.