Header Ads

Fantastic Entrevista... Noémia Costa

 

FANTASTIC ENTREVISTA 

TEMPORADA 6 / EDIÇÃO 9 / AGOSTO DE 2014

1 - Estávamos em 1988 e participava na série "Sétimo Direito" como Celeste. Na mesma época, participa no programa "Eu Show Nico". Como recorda os primeiros tempos em televisão?
Estreei-me em Televisão a convite do Nicolau Breyner em 1983, fazer televisão era diferente de hoje. Lembro-me desses tempos, como os primeiros passos de uma miúda que queria muito aprender. E aprendi com os melhores.

2 - Durante aproximadamente vinte anos é uma das caras habituais nas séries e novelas da RTP. Muitas vezes associada à sitcoms da estação, como foi crescer enquanto profissional nesta estação?
A RTP é para mim muito especial, ser uma cara da estação na maioria das coisas que tenho feito, é sem dúvida alguma uma honra para mim. Cresci na RTP e como já disse, trabalhei com grandes actores, actrizes, realizadores e ainda hoje é assim.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYk_hOxb9f7pnUg9cCrZdJ3zvGvFLIu2S4mZsvDRvM749gxTTcqlHri-XEjsHiYf4vuu8_VexCx8_CCFzozHPNsJi6ry_9wwcpsmYmbTpxpBfnaH-mXF-fwoHLWlWRpjY1uV7yUlTZ-SiC/s1600/No%C3%A9mia+Costa.jpg

3 - Na década de 90, novelas como "A Grande Aposta", "Roseira Brava" ou "Desencontros" marcaram uma geração mas não se conseguiram impôr contra a ficção brasileira. Acha que os produtos de ficção portugueses da altura eram inferiores?
Não de maneira alguma, eram sim feitos com meios mais escassos, isso sim.
4 - E atualmente, nota uma grande diferença nesse campo? Como olha para os produtos da RTP, SIC e TVI no que respeita à ficção nacional?
A RTP trabalha com actores e actrizes. A SIC trabalha com alguns actores e actrizes. A TVI deixou de trabalhar quase com actores, o conceito de "Ser Actor" vulgarizou-se... Um actor nasce. O talento não se fabrica, não se vende, nem se escolhe por alturas e/ou medidas. Espero que alguém consiga entender isso, um dia.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyCWpUAUIEdBM69k7Hkc-xry_yRXLuShpypJh-AFfrcvxK-DdJPVDv126euzM6gFIQLquJtLTkz2yxGrlb542mCadkI6OSREOA1tt3Ts6Iuedq0XYilix-9khWLRBkrlscI0GB2x9bKA/s1600/ng1296459.jpg

5 - Um dos papéis de maior visibilidade e sucesso junto do público foi na novela "Filha do Mar", da TVI, líder absoluta de audiências. Como recorda a personagem Chica Nogueira e o carinho do público devido à personagem?
A Chica da "Filha do Mar" é das mais lindas lembranças, que guardo no meu coração.A gratidão do público é Inesquecível

6 - Durante aproximadamente 8 anos vimo-la afastada do pequeno ecrã. A que se deveu esta ausência tão prolongada?
Durante 4 anos e não 8, não encontro explicação e não fui a única.

https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/p480x480/481561_455436021215926_1806284453_n.jpg

7 - Em 2013 começa aquela que viria a ser uma das maiores aventuras da sua carreira televisiva, "Bem-Vindos a Beirais". Como foi receber o convite?
Receber o convite para participar em Bem-vindos a Beirais foi uma bênção.

8 - Uma série com 80 episódios iniciais já está a chegar aos 300 e irá continuar durante algum tempo. Como explica este fenómeno?
É simples, é feita por actores queridos do grande público, tem principio meio e fim, todos os dias são dias diferentes em Beirais. É nossa, escrita e criada por guionistas portugueses, Beirais é o país real e todos nós a fazemos com amor.

http://cdn.controlinveste.pt/storage/DN/2013/big/ng2848155.jpg

9 - O elenco de "Beirais" transmite a ideia de ser uma verdadeira família. É assim que se sentem os atores da série? Este projeto marcou muito não só a vossa vida profissional, como a pessoal?
Somos uma família e em todos os sectores. Beirais foi desenhada no céu :)

10 - "Beirais" vinha a alcançar nos últimos meses uma audiência cada vez maior, conferindo a aproximação junto do público e o grande sucesso da série. Com a estreia de "Água de Mar", a série passou a ser emitida às 22h e as audiências desceram. Acha que este factor é preocupante? O que pensa do assunto?
Mesmo assim, Beirais não vai morrer. E tenho confiança, na Direção de Programas, que sabe que Beirais é uma série amada pelo grande público.

http://files.portugalfantastico.webnode.pt/200080534-77cda78c77/Imagens%20v%C3%A1rias%20jp.jpg

11 - Fora da televisão, fez ainda cinema e teatro. Falando o primeiro, o que pensa do cinema atual em Portugal? O que acha que falta para haver uma maior aproximação com o público?
O cinema em Portugal é como todas as áreas de arte, mal tratado. O cinema tem vindo a ser feito, com grande qualidade.

12 - No teatro, fez parte de inúmeros musicais e, sobretudo, do Teatro de Revista. Este género continua a marcar o nosso país? Tem saudades de fazer teatro?
Sim agora já tenho saudades de fazer Teatro. E de fazer, coisas diferentes em Teatro.

http://files.portugalfantastico.webnode.pt/system_preview_detail_200080302-45ea946e45-public/No%C3%A9mia%20Costa.jpg

13 - Está prestes a comemorar 35 anos de carreira em 2015. Ser atriz é e será sempre a sua grande paixão? O que é para si representar?
Sim, 35 anos de carreira,estreei-me com 16 anos. Ser actriz é o meu propósito, neste mundo. E amo muito o que faço, sim. Estou muito grata a Deus. Representar é dar vida a tanta coisa, dar sonhos a tanta gente, dar muito de nós.

14 - A nível pessoal, a Noémia Costa celebrou em 2014 cinquenta anos de vida. Que momentos marcaram este meio século de existência? O que lhe falta fazer a nível pessoal e profissional?
Fiz sim 50 anos, o melhor deste meio século foi ser mãe. Sou uma mãe leoa, amo a Joana e vou amar eternamente. Não me foco no passado, apenas o guardo como aprendizagem. Falta-me amar de novo, ser e sentir-me amada. Mas não procuro, porque o amor não se procura ele encontra-nos. No Teatro na Televisão, falta-me sempre fazer tudo.

RESPOSTA RÁPIDA
  http://www.atelevisao.com/wp-content/uploads/2013/06/No%C3%A9mia-Costa.jpg
Uma Referência... Jesus.
Um programa de televisão.. Bem-Vindos a Beirais.
Uma peça de Teatro... PIAF
Um filme... The Notebook ( toda a gente deveria ter direito a um Amor, assim)
Um Destino... Bora-Bora.
Uma Música... Just The Way You Are.
Um prato... Cozido à Portuguesa.
Um Sonho... Ser feliz.
Uma virtude... Paciência.
A Noémia Costa é... uma mulher como tantas outras, com uma profissão mais exposta que outras. É bem-disposta, cheia de fé e acredita que "O Melhor Ainda Está Para Vir "