Header Ads

Duplo Clique | "Humor à prova de água"

 

“O texto que se segue pode conter linguagem ou cenas suscetíveis de ferir a suscetibilidade dos leitores” sem sentido de humor. Entra o genérico. Luís Filipe Borges começa a semana do “5 Para a Meia-Noite” de forma eletrizante. Entrega as rédeas da coboiada das terças-feiras ao sempre irreverente José Pedro Vasconcelos, enquanto ele, de súbito, vê por um canudo a vertigem das insónias de Nuno Markl. Mas as noites de quinta-feira ainda são umas crianças: explosivas e hilariantes, a cargo de Pedro Fernandes, ou melhor, de Pacheco, observando bem de perto a velocidade desastrosa de Nilton, quem põe fim ao genérico e aos serões semanais da RTP. O melhor talk-show de entretenimento da Televisão portuguesa tem novo sofá, novos convidados, nova temporada e está pronto para comentar a silly-season.

 

As velas foram sopradas e o bolo foi servido, desejando entre dentes afinar os ponteiros por mais meia década ao formato humorístico da RTP, largamente elogiado pelo público português, pelos críticos e pelos prémios de Televisão nacionais. O ideal seria o “5 Para a Meia-Noite” conquistar o sofá de muitos outros milhares de espectadores, desanuviando-lhes a noite de um dia entalado entre a secretária, o banho dos filhos o jantar com a esposa, mas pelos vistos um milhão de pessoas permanece na senda da produtividade e do descanso. Não sabem o que perdem, ou ainda não leram os estudos científicos que comprovam que rir faz bem à saúde e diminui as rugas.

 

Pelas conhecidas canecas os convidados refrescam as cordas-vocais, estimulando períodos de conversa quase sempre muito interessantes e até culturalmente instrutivos, intercalados com imprevisíveis rábulas e sketches – nos quais os melhores atores desempenham papéis memoráveis. O nível mantém-se elevado no arranque da 9ª temporada, tendo sido a primeira semana dedicada ao verbo que se sente no corpo, arrepia, deleita e dá vontade de mais: veranear. O “5 Para a Meia-Noite” celebra a nova e intermitente época estival mas mantém as suas linhas temáticas genéricas, atuais e cativantes, esculpidas como um castelo na areia pelos tão diferentes e carismáticos apresentadores. Os cinco estilos de apresentação, tão inconfundíveis, são o segredo do “show televisivo” no seu conjunto e na sua individualidade diária, fixando audiências flutuantes e preferenciais da parte do público.


O programa de entretenimento da RTP será, doravante, o momento televisivo perfeito para as noites do mês em que a maioria dos portugueses entra de férias. Por isso, as sessões têm tudo para ser imperdíveis, aliando informação ao humor e música ao espetáculo em pouco mais de uma hora. É a dose certa para estender as pernas no sofá e a hora certa para usufruir do calor, pelo menos enquanto a meteorologia quiser e os portugueses assim o desejarem.

https://scontent-a-lhr.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/t1.0-9/q71/s720x720/10550930_10152527507886014_681141998707421059_n.jpg

“5 Para a Meia-Noite”, para ver de segunda a sexta, todos os dias a uma hora diferente, na RTP.

 DUPLO CLIQUE [13ª EDIÇÃO]

Uma Crónica de André Rosa